O Village do L’Étape Brasil by Tour de France foi aberto nesta sexta-feira (27), no Parque do Capivari, no centro de Campos do Jordão (SP).
O local é o ponto oficial de distribuição dos kits e onde ocorrem todas as ações do evento, como o congresso técnico para os ciclistas inscritos no principal evento da modalidade no país. O Village ficará aberto até domingo (29), dia da prova.
Marcas líderes em seus segmentos, como Mitsubishi Motors do Brasil, Oakley, Shimano, Cannondalle, Ceratti, Omint Seguros e EF estão na lista de patrocinadores oficiais do tour ciclístico. O espaço espera receber 25 mil pessoas nos três dias de evento.
“Depois da missão de entregar o Village, que vai receber milhares de pessoas, nosso desafio é preparar a pista para a prova. É preciso fazer todas as marcações na pista, colocar os cones, defensas, fenos e toda a sinalização”, comentou Bruno Prada, organizador da prova.
A competição contará com duas provas: 107 km e 66 km. O L’Étape conta com 500 oficiais de pista, divididos entre brigadistas, policiamento, sinalização, estrutura medica, suporte mecânico aos atletas e pontos de hidratação e alimentação. A organização do evento está em contato direto com as autoridades locais e uma das prioridades é a segurança dos atletas.
A prova tem trechos 100% fechados para o trânsito de veículos e locais de apoio aos ciclista. A prova de 107 km conta com três subidas desafiadoras, com 2.330 metros de altitude acumulada para proporcionar uma experiência genuína do Tour de France aos participantes. O percurso 66 km, com altitude máxima 1.332.
A largada no domingo será às 7h. Em 2019 serão 12 ambulâncias, 1 helicóptero, 15 motos de apoio, 7 pontos de suporte mecânico fixos, 6 veículos para suporte móvel da Shimano Brasil espalhados pelo percurso.
A estrutura do evento segue a linha das principais competições esportivas, com profissionais qualificados em várias áreas, não apenas do ciclismo.
Diabo do Tour
O alemão Didi Senft, mais conhecido como o Diabo do Tour ou Didi, the Devil, já chegou em Campos do Jordão. O animador, que tradicionalmente se veste de demônio nas etapas do Tour de France, estará pelo segundo ano consecutivo. A ação é patrocinada pela Vedacit, marca oficial do L’Étape Brasil.
Didi Senft tem 65 anos e administra um museu em Storkow com mais de 120 modelos de bicicletas em exibição. O alemão foi atleta amador nos anos 1970 e 1980.