Preparador físico da Seleção Brasileira de Polo Aquático fará estreia neste domingo (04)
Dentro da comissão técnica da Seleção Brasileira de Polo Aquático está um estreante em Jogos Pan-Americanos. Renan Rossin é preparador físico da equipe e vai disputar o campeonato pela primeira vez na carreira.
Renan que também é preparador físico do time de polo aquático do SESI-SP, chegou nesta semana com o elenco em Lima, no Peru, sede desta edição do torneio.
O preparador destacou sobre como tem sido até aqui vivenciar seus primeiros dias na Vila dos atletas e conhecer profissionais de diversos países.
“Estou muito feliz e grato pela oportunidade estar representando o Brasil. Muito legal estar em uma Vila com atletas e profissionais de diversas nacionalidades. Estou trocando e ganhando muito conhecimento ao conversas com os profissionais do Comitê Olímpico Brasileiro”, disse Renan Rossin.
O preparador físico coordenou nesta semana todos os treinos físicos do time, que acabou de competir, recentemente, o Mundial de Desportes Aquáticos, realizado na cidade de Gwangju, na Coreia do Sul. O Brasil ficou na 13ª colocação, sendo que disputou cinco jogos, perdeu três e venceu dois.
Porém, a expectativa para este campeonato é ficar em uma posição muito melhor. E Renan acredita que o Brasil tem chance, inclusive, de brigar pelo título, já que é o atual campeão da Copa Uana, espécie de Copa América do polo aquático. Foi preciso superar fortíssimas equipes, como Canadá e Estados Unidos, para levantar essa taça.
“Nossa evolução no Mundial foi muito boa. Foram três derrotas seguidas no início, mas para seleções muito fortes. Aprendemos muito e nossos jovens jogadores entenderam a diferença do polo aquático disputado no Brasil em relação ao resto da Europa. Estamos com mais corpo e bagagem do que antes, e esperamos sair daqui com a medalha de ouro”, completou o preparador.
Nos Jogos Pan-Americanos, a equipe disputará três partidas em três dias. Neste domingo (04), o Brasil faz a estreia contra os donos da casa, o Peru. O jogo será às 18h30. No dia seguinte, no mesmo horário, o adversário da vez são os mexicanos. Por último, nesta terça-feira (06), o time joga um clássico contra a Argentina, em confronto disputado às 21h30. Todos os horário são de Brasília.
Caso o Brasil passe de fase, Renan ressalta que o possível adversário da semifinal seja o Canadá, e ,em uma possível decisão, os Estados Unidos, valendo uma vaga direta nos Jogos Olímpicos do ano que vem, em Tóquio, no Japão.
“Acredito que pela nossa força podemos passar em primeiro lugar na fase de grupos, apesar do jogo complicado contra os argentinos. Uma semifinal seria contra o Canadá. Uma partida muito boa e igual, mas já mostramos que somos fortes e podemos vencê-los com autoridade. Na decisão, que, provavelmente, será contra os Estados Unidos, um jogão aberto. Espero que leve o melhor. Nesse caso o Brasil”, brincou no fim Renan.
Sobre Renan Rossin
Renan é ex-atleta de natação com títulos nacionais e experiência internacional. Graduado e Pós-Graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp, onde iniciou sua carreira de treinador.
Hoje é o preparador físico da seleção brasileira de Polo Aquático, equipe que conquistou o título da Copa UANA no começo desse ano e do Sul-Americano ano passado.
Coordena o treinamento de força e condicionamento físico das equipes de polo aquático do Sesi-SP, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP). O time é pentacampeão paulista de polo aquático e conquistou já diversos títulos na categoria de base.
Em parceria com a Keiser Brasil, Renan vem há 8 anos atuando como Master Trainer da marca no país; realiza e coordena os cursos e treinamentos dos equipamentos Keiser. Estes equipamentos têm como principal diferencial a resistência pneumática, que potencializa o ganho de performance dos atletas.
Já ministrou palestras, cursos e workshops em grandes eventos de fitness e performance, e também nos maiores clubes, academias e centros de treinamento do país.