Time brasileiro encerrou o campeonato na 13ª colocação
Na noite desta segunda-feira (22), a seleção Brasileira de polo aquático venceu o Cazaquistão, por 9 a 8, e garantiu o 13º lugar no Mundial de Desportes Aquáticos 2019, que neste ano está sendo realizado em Gwangju, na Coreia do Sul.
Durante a fase de grupos, o Brasil enfrentou grandes times e foi derrotado nos três jogos que disputou (Itália, Alemanha e Japão). Após isso, o time venceu a Nova Zelândia e Cazaquistão, garantindo a 13ª colocação.
Um dos formadores da comissão técnica do time é o preparador físico Renan Rossin, que analisou a participação brasileira no mundial.
“Os dois primeiros jogos foram contra fortes seleções europeias. Nessas partidas sentimos a diferença do nível físico e, principalmente, técnico dos atletas. Isso se deve a grande diferença no ritmo de jogo de nossos campeonatos nacionais e o que encontramos nas ligas da Europa. Nosso time sentiu muito isso ”, disse Renan.
“Depois fizemos um bom jogo contra a rápida equipe do Japão e perdemos por pouco. Contra Nova Zelândia e Cazaquistão jogamos melhor, conseguimos impor nosso jogo e isso nos motivou ”, completou o preparador físico.
Na questão individual, Renan explicou sobre a experiência de ter participado de um evento internacional com o Brasil e como isso auxiliou em seu aprendizado sobre como trabalham as grandes potências.
“Ouvir o hino nacional e representar o Brasil foi algo indescritível. Ver as grandes seleções de polo aquático treinando e jogando, a intensidade, raciocínio, entrega e todo o trabalho foi uma grande experiência.”
Em resumo, o preparador afirmou que o polo aquático está caminhando para chegar no pódio Mundial, mas que precisamos evoluir muito para alcançar o mesmo patamar.
Agora Renan coordena a preparação física da equipe, que daqui duas semanas inicia a disputa dos Jogos Pan-Anamericanos 2019, que será em Lima, no Peru.
“Essa é a nossa principal competição do ano. Sabemos do nosso potencial e que podemos já garantir vaga nas Olimpíadas do ano que vem. A Copa América no início do ano nos mostrou que temos condição, relembrou o preparador.
Sobre Renan Rossin
Renan é ex-atleta de natação com títulos nacionais e experiência internacional. Graduado e Pós-Graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp, onde iniciou sua carreira de treinador.
Hoje é o preparador físico da seleção brasileira de Polo Aquático, equipe que conquistou o título da Copa UANA no começo desse ano e do Sul-Americano ano passado.
Coordena o treinamento de força e condicionamento físico das equipes de polo aquático do Sesi-SP, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP). O time é pentacampeão paulista de polo aquático e conquistou já diversos títulos na categoria de base.
Em parceria com a Keiser Brasil, Renan vem há 8 anos atuando como Master Trainer da marca no país; realiza e coordena os cursos e treinamentos dos equipamentos Keiser. Estes equipamentos têm como principal diferencial a resistência pneumática, que potencializa o ganho de performance dos atletas.
Já ministrou palestras, cursos e workshops em grandes eventos de fitness e performance, e também nos maiores clubes, academias e centros de treinamento do país.