Fórmula E: De ponta a ponta, Vergne vence em Berna e amplia vantagem na liderança

Atual campeão da Fórmula E, o francês Jean-Eric Vergne venceu de ponta a ponta o E-Prix de Berna disputados neste sábado (22) e ampliou a sua vantagem na liderança no campeonato para o segundo colocado.

Foi realizado neste sábado o E-Prix de Berna, 11ª etapa da temporada 2018-19 da Fórmula E. Após ter conquistado a Julius Baer Pole Position (e os três pontos respectivos), o francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) conseguiu suportar a pressão do britânico Mitch Evans durante a prova e conquistou sua terceira vitória no campeonato, ampliando a sua vantagem em relação ao vice-líder, e se aproximando do bicampeonato inédito da categoria.

“Foi um grande resultado, principalmente levando em conta o cansaço por ter disputado no último fim de semana as 24 Horas de Le Mans. Tive que tomar muito cuidado nos minutos finais por causa da chuva, mas  consegui suportar a pressão. Quanto ao campeonato, é preciso ter calma, nada ainda está definido”, comentou Vergne após a prova.

Além de aumentar a vantagem de 6 para 32 pontos em relação ao segundo colocado (que agora é alemão André Lotterer, companheiro de JEV na DS Techeetah), Vergne conquistou a voestalpine European Series, se tornando o primeiro campeão europeu da Fórmula E.

Como foi a prova

A prova começou de forma caótica: logo na primeira curva após a largada, enquanto Jean-Eric Vergne, Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing) e Sébastien Buemi (Nissan e.Dams) seguiram em frente, Pascal Wehrlein (Mahindra Racing) acabou batendo na barreira de pneus da entrada da curva, ocasionando um engavetamento.

Com diversos carros envolvidos, a prova foi paralisada com bandeira vermelha, e apesar da reclamação de alguns pilotos que conseguiram escapar do engavetamento e ganharam algumas posições, a prova foi reiniciada com os carros ocupando a mesma posição de largada. Menos o holandês Robin Frijns, que não conseguiu recuperar o carro a tempo para retornar a pista.

Com a relargada, Mitch Evans tentou pressionar Jean-Eric Vergne em uma batalha pela liderança da prova, mas o piloto francês da DS Techeetah conseguiu se defender das investidas do britânico, enquanto um pouco mais atrás, o piloto da casa, Sérbastian Buemi, apenas acompanhava a disputa entre os dois primeiros.

Um pouco mais atrás, Sam Bird e André Lotterer conquistaram algumas posições, graças ao bom uso do Modo de Ataque, e nas voltas finais, travaram um bom duelo pelo quarto lugar, no qual o piloto alemão levou a melhor.

Restando pouco mais de três minutos para o término da prova, a chuva deu as caras em Berna. Com isso, os quatro primeiros ficaram próximos, e Mitch Evans fez uma última investida em busca da liderança, mas sem sucesso. Jean-Eric Vergne conseguiu se defender, e conquistou sua terceira vitória na temporada, se aproximando do bicampeonato da Fórmula E. Evans e Buemi completaram o pódio.

Entre os brasileiros, Felipe Massa (Venturi Formula E Team) largou em 12º e conseguiu terminar na nona colocação, suportando na volta final uma enorme pressão de seu compatriota, Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler), que foi o piloto que mais posições ganhou na pista (largou em 19ª e chegou em 10º), mas viu a diferença entre ele e JEV aumentar de seis para 32 pontos, e ainda caiu uma posição na classificação do campeonato.

Confira a classificação atualizada do campeonato de pilotos após 11 provas disputadas:
1º Jean-Eric Vergne (FRA) – DS Techeetah: 130 pontos
2º André Lotterer (ALE) – DS Techeetah: 98 pontos
3º Lucas di Grassi (BRA) – Audi Sport ABT Schaeffler: 97 pontos
4º Mitch Evans (NZL) – Panasonic Jaguar Racing: 87 pontos
5º Antônio Félix da Costa (POR) – BMW i Andretti Motorsport: 82 pontos
6º Robin Frijns (HOL) – Envision Virgin Racing: 81 pontos
7º Sébastien Buemi (SUI) – Nissan e.Dams: 76 pontos
8º Daniel Abt (ALE) – Audi Sport ABT Schaeffler: 73 pontos
9º Sam Bird (GBR) – Envision Virgin Racing: 67 pontos
10º Jêromé D’Ambrósio (BEL) – Mahindra Racing: 65 pontos
11º Oliver Rowland (GBR) – Nissan e.Dams: 63 pontos
12º Edoardo Mortara (SUI) – Venturi Formula E Team: 52 pontos
13º Pascal Wehrlein (ALE) – Mahindra Racing: 52 pontos
14º Felipe Massa (BRA) – Venturi Formula E Team: 34 pontos
15º Stoffel Vandoorne (BEL) – HWA Racelab: 30 pontos
16º Alexander Sims (GBR) – BMW i Andretti Motorsport: 24 pontos
17º Maximilian Günther (ALE) – GEOX Dragon: 18 pontos
18º Gary Paffety (GBR) – HWA Racelab: 08 pontos
19º Alex Lynn (GBR) – Panasonic Jaguar Racing: 08 pontos
20º Oliver Turvey (GBR) – NIO Formula E Team: 06 pontos
21º José Maria López (ARG) – GEOX Dragon: 03 pontos
22º Nelson Piquet Jr. (BRA) – Panasonic Jaguar Racing: 01 ponto

Classificação Mundial de Construtores após dez etapas:
1º DS Techeetah (CHI) – 228 pontos
2º Audi Sport ABT Schaeffler (ALE) – 170 pontos
3º Envision Virgin Racing (GBR) – 148 pontos
4º Nissan e.Dams (JAP) – 139 pontos
5º Mahindra Racing (IND) – 117 pontos
6º BMW i Andretti Motorsport (EUA) – 106 pontos
7º Panasonic Jaguar Racing (GBR) – 96 pontos
8º Venturi Formula E Team (MON) – 86 pontos
9º HWA Racelab (ALE) – 38 pontos
10º GEOX Dragon (EUA) – 21 pontos
11º NIO Formula E Team (GBR) – 06 pontos

Agora, resta apenas mais duas provas, a rodada dupla em Nova Iorque, será realizada nos dias 13 e 14 de julho.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem