Em uma corrida onde os primeiros colocados andaram juntos do inicio ao fim, o francês Jean-Eric Vergne soube escolher o momento certo para atacar o britânico Oliver Rowland, assumir a liderança e se manter na ponta até a bandeirada, para conquistar sua primeira vitória na quinta temporada da ABB Formula E.
Atual campeão da Fórmula E, Jean-Eric Vergne ainda não havia vencido nesta temporada do mundial de carros elétricos. Mas isso mudou neste sábado (23), onde o piloto francês da DS Techeetah soube atacar no momento certo para assumir a ponta e vencer a corrida, se tornando o sexto piloto a vencer neste campeonato, em seis provas disputadas.
“Fazia tempo que não vencia uma prova. estou muito feliz, é muito bom vencer pela primeira vez pela DS, a nova parceira da Techeetah, e vou dedicar essa vitória ao Charlie Whiting”, comentou o piloto francês, dedicando sua vitória ao diretor de corrida da F1 que faleceu na semana passada, na Austrália.
Com o britânico Oliver Rowland (Nissan e.Dams) largando na pole position, poucas alterações aconteceram na largada, com os seis primeiros se mantendo nas primeiras posições.
And we go green in China for the 2019 FWD #SanyaEPrix!
#ABBFormulaE pic.twitter.com/Y5oQ0rbySU
— ABB Formula E (@FIAFormulaE) 23 de março de 2019
O único piloto que teve azar na largada foi o brasileiro Felipe Nasr (GEOX Dragon): o carro da equipe americana ficou parado durante a largada e mesmo após ter conseguido largar, seguiu lento e acabou se retirando da prova.
Na segunda volta, foi a vez do carro do então líder do campeonato, o britânico Sam Bird (Envision Virgin Racing), apresentar problemas e obrigar o piloto a abandonar a corrida.
A primeira metade da prova foi marcada pelo forte ritmo do britânico Oliver Rowland, seguido de perto pelos cinco pilotos seguintes: Jean-Eric Vergne (DS Techeetah), Antonio Felix da Costa (BMW i Andretti Motorsport), Daniel Abt (Audi Sport ABT Schaeffler), Alexander Sims (BMW i Andretti Motorsport) e André Lotterer (DS Techeetah).
Restando vinte minutos para o término da prova, Jean-Eric Vergne escolheu o momento certo para arriscar a ultrapassagem para cima de Oliver Rowland e assumir a liderança da prova.
The champ is back?! Watch the moment @JeanEricVergne overtook @oliverrowland to lead the 2019 FWD #SanyaEPrix! #ABBFormulaE pic.twitter.com/8xcvBeGYOM
— ABB Formula E (@FIAFormulaE) 23 de março de 2019
Na volta seguinte, o safety car foi para a pista por conta de Alexander Sims, que acabou espremido por André Lotterer no muro e abandonou. Na mesma volta, o brasileiro Nelson Piquet Jr que vinha realizando uma boa prova de recuperação, bateu no muro de proteção, danificando a suspensão dianteira e também se retirou da prova.
Into the wall for @AlexanderSims whose race ended as a result of this moment #SanyaEPrix #ABBFormulaE pic.twitter.com/wlhRylc6WP
— ABB Formula E (@FIAFormulaE) 23 de março de 2019
Aos doze minutos, o carro de Alexander Sims continuava em uma posição perigosa na pista, e a prova foi paralisada.
Quando voltaram a pista, todos os pilotos usaram o Modo de Ataque, e com isso, Lucas di Grassi se aproveitou da situação para ultrapassar o holandês Robin Frijns (Envision Virgin Racing) e assumir a sexta colocação.
Na penúltima volta, Robin Frijns acertou a traseira do carro de Lucas di Grassi, tirando o brasileiro da prova. Com bandeira amarela por todo o circuito, Jean-Eric Vergne recebeu a bandeirada do ePrix de Sanya, garantindo a vitória da equipe da casa, a chinesa DS Techeetah.
Wow! @RFrijns and @LucasdiGrassi collide which means the race ends under full course yellow… #SanyaEPrix #ABBFormulaE pic.twitter.com/3cl95hXGA8
— ABB Formula E (@FIAFormulaE) 23 de março de 2019
Completaram o pódio, Oliver Rowland e o português Antonio Félix da Costa, que é o novo líder do campeonato com 62 pontos.
Nenhum dos brasileiros marcaram pontos no ePrix de Sanya, e apenas Felipe Massa conseguiu terminar a prova de forma discreta, na 10ª posição.
A próxima etapa da Fórmula E será o ePrix de Roma, no dia 13 de abril.
Classificação do Mundial de Pilotos após seis etapas:
1º Antônio Félix da Costa (POR) – BMW i Andretti Motorsport: 62 pontos
2º Jêromé D’Ambrósio (BEL) – Mahindra Racing: 59 pontos
3º Jean-Eric Vergne (FRA) – DS Techeetah: 54 pontos
4º Sam Bird (GBR) – Envision Virgin Racing: 54 pontos
5º Edoardo Mortara (SUI) – Venturi Formula E Team: 53 pontos
6º Lucas di Grassi (BRA) – Audi Sport ABT Schaeffler: 52 pontos
7º Daniel Abt (ALE) – Audi Sport ABT Schaeffler: 44 pontos
8º Robin Frijns (HOL) – Envision Virgin Racing: 43 pontos
9º André Lotterer (ALE) – DS Techeetah: 41 pontos
10º Mitch Evans (NZL) – Panasonic Jaguar Racing: 36 pontos
11º Pascal Wehrlein (ALE) – Mahindra Racing: 34 pontos
12º Oliver Rowland (GBR) – Nissan e.Dams: 27 pontos
13º Sébastien Buemi (SUI) – Nissan e.Dams: 23 pontos
14º Alexander Sims (GBR) – BMW i Andretti Motorsport: 18 pontos
15º Felipe Massa (BRA) – Venturi Formula E Team: 14 pontos
16º Oliver Turvey (GBR) – NIO Formula E Team: 06 pontos
17º Gary Paffety (GBR) – HWA Racelab: 04 pontos
18º Stoffel Vandoorne (BEL) – HWA Racelab: 03 pontos
19º José Maria López (ARG) – GEOX Dragon: 02 pontos
20º Nelson Piquet Jr. (BRA) – Panasonic Jaguar Racing: 01 ponto
Classificação Mundial de Construtores após cinco etapas:
1º Envision Virgin Racing (GBR) – 97 pontos
2º Audi Sport ABT Schaeffler (ALE) – 96 pontos
3º DS Techeetah (CHI) – 95 pontos
4º Mahindra Racing (IND) – 93 pontos
5º BMW i Andretti Motorsport (EUA) – 80 pontos
6º Venturi Formula E Team (MON) – 67 pontos
7º Nissan e.Dams (JAP) – 50 pontos
8º Panasonic Jaguar Racing (GBR) – 37 pontos
9º HWA Racelab (ALE) – 07 pontos
10º NIO Formula E Team (GBR) – 06 pontos
11º GEOX Dragon (EUA) – 02 pontos