Samir Barel está na maratona aquática desde 2007, mas neste sábado (14), o paulista encara pela primeira vez uma das provas mais desafiadoras e almejadas pelos nadadores de águas abertas. A tradicional Volta na Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos, é disputada por 40 atletas criteriosamente selecionados pela organização do evento por meio de análise curricular. A prova possui 45 quilômetros de extensão e a maior parte dela é com água gelada, variando de 15 a 20 graus. E, para fazer sua estreia com o pé direito, Samir Barel trabalhou alguns fundamentos para superar a correnteza dos rios Hudson e East, cartões-postais de Nova Iorque.
“Aprofundei a técnica nos últimos dois meses, deixando a braçada mais ritmada e mais solta, pois serão 45k com certeza. Apenas na força não iria aguentar. Será necessário ritmo e muita concentração dentro das 8 ou 9 horas de prova”, relata o nadador, atual 11o colocado no Circuito Mundial da FINA de provas acima de 15K (Grand Prix).
Apesar das dificuldades apresentadas, Samir Barel está bastante motivado e acredita que o pior já passou durante sua preparação. “O mais difícil foi conciliar as 4 horas de treinos diários com o dia-a-dia de trabalho na academia. Sobrou pouquíssimo tempo para descansar. Porém, o mais importante para mim é terminar e mostrar para as pessoas que tudo é possível quando batalhamos em cima daquilo que almejamos”, ressalta o atleta beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.
Seleção Brasileira:
Assim como a seleção de Felipão, o nadador Samir Barel defende as cores do Brasil no esporte. É um motivo de orgulho para o campeão das águas abertas levar a nossa bandeira para o mundo. Por isso, o atleta vai estar de olho nas partidas do time canarinho rumo ao hexa no Mundial. “Sou muito patriota, meu sonho sempre foi representar o Brasil, com certeza torcerei para nossa seleção, afinal eles vivem dentro do esporte o mesmo sonho que sempre almejei”, diz proprietário da ELO Academia, de Campinas (SP).
Samir Barel é patrocinado por Aquasphere, Grupo Astra e Banco Safra, e conta ainda com apoio de Novac Sports, Ugly Dog e Lei de Incentivo ao Esporte. O atleta de 31 anos é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento e ainda exerce o lado empreendedor, sendo proprietário da ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual líder do Circuito Paulista de Maratona Aquática, tendo vencido as quatro primeiras etapas, e recentemente subiu ao topo do pódio nas duas primeiras etapas da Copa do Brasil de Maratona Aquática.