A Semana de Vela de Ilhabela uniu as duas principais classes de barcos de oceano num mesmo campeonato. As regatas de 20 a 28 de julho terão ORC e IRC correndo juntas em busca do título geral do principal evento de vela da América do Sul.
A World Sailing – Federação Internacional de Vela – já aplica o mesmo formato no Offshore World Championship (Mundial de Oceano), que ocorre em Haia, na Holanda. O evento brasileiro também terá os campeões de cada categoria, mas a somatória de pontos na ORC ou IRC definirá o vencedor no geral. Os pontos serão somados e quem terminar com menos pontos leva o título.
A regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, que abre o calendário de provas, será sábado (21) e já conta para o campeonato. ”Atendendo aos pedidos dos velejadores, a gente decidiu manter os campeonatos paralelos de cada categoria. Para ser o campeão geral da Semana de Vela de Ilhabela, os barcos precisam ter os dois certificados”, disse Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas da Semana de Vela de Ilhabela.
Com a nova regra e mais um título em jogo, os velejadores esperam regatas bastante técnicas. ”As regras são bastante diferentes no que se refere ao tipo de equipe que pode ou deve correr em cada uma das regras. A ORC demanda um investimento maior, contando com profissionais, e a IRC é melhor para amadores. O experimento será bom”, disse Lars Muller, do My Boy.
Na vela, para que haja igualdade entre os times em regatas com barcos de diferentes tamanhos, há uma regra. Cada classe tem a sua fórmula para fazer isso. Na britânica ORC, o rating privilegia o desempenho de barco e as equipes na prova. Na francesa IRC, no entanto, o handicap não é anunciado publicamente o formato.
O campeão geral da Semana de Vela de Ilhabela na classe ORC em 2017 foi o Pajero. Já o vencedor na IRC foi o Rudá.
”Essa união das duas categorias é importante. Temos no Brasil várias classes subdivididas e juntar IRC e ORC deverá resultar em regatas com mais barcos e mais divertidas, com todo mundo largando ao mesmo tempo. Essa é a grande sacada da Semana de Vela de Ilhabela. Todos mundo correndo junto”, disse o tático André Fonseca, que ajudou o Pajero a ser campeão da ORC em 2017. ”Claro que será um teste, mas a consolidação de uma mesma categoria fará sucesso”.