Dois projetos do Instituto Ingo Hoffmann se consolidaram como importantes fontes de apoio no combate ao câncer infantil, celebrado nesta quinta-feira 23 de novembro. Criados há três anos, a “Casa da Criança e da Família” e o “Famílias do Instituto em Ação” atendem cerca de mil pessoas por ano, entre pacientes e acompanhantes, durante o período de tratamento intensivo no Centro Infantil Boldrini, hospital referência mundial na área. Atividades lúdicas e recreativas e práticas esportivas são o trunfo dos projetos para enfrentar o tratamento.
Para muitas famílias que chegam ao Instituto vindas de todo o Brasil, é o primeiro contato com alguma atividade física. Enquanto as crianças se divertem com exercícios lúdicos e recreativos para desenvolver sua coordenação motora, os familiares têm a oportunidade de utilizar a academia de ginástica dentro do espaço da “Casa da Criança e da Família”. A maioria nunca andou numa esteira ou numa bicicleta ergométrica, nem teve a orientação de um educador físico. Além de aulas de musculação, ginástica localizada, dança, caminhada e corrida, eles podem medir a pressão, o pulso e têm informações de saúde como as dobras de gordura do corpo.
Descobrir a importância de uma atividade física é um dos méritos do projeto “Famílias do Instituto em Ação”, pois a prática de exercícios acaba sendo uma importante ferramenta de apoio para continuar a se manter saudável mesmo após todo o processo de cura dos tumores. Para as crianças, as brincadeiras e jogos ainda apoiam o tratamento auxiliando no desenvolvimento cognitivo, no uso da linguagem e também em aspectos sociais e emocionais, como comprovou uma pesquisa da USP de Ribeirão Preto.
Vale lembrar que o diagnóstico precoce é fundamenta, garantindo até 80% de chance de cura para os tumores, primeira causa de morte por doença entre crianças e jovens de 1 a 19 anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O Instituto
O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, que leva o nome do piloto, um dos maiores do automobilismo nacional. Fundado em 2005, o instituto tem a missão de oferecer mais conforto e qualidade de vida às crianças em tratamento do câncer e suas respectivas famílias. Em parceria com o Centro Infantil Boldrini, hospital referência mundial no tratamento do câncer infantil, o Instituto Ingo Hoffman é responsável pelo projeto Casa da Criança e da Família, que abriga as crianças em tratamento intensivo e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.
Localizado em Campinas, no interior de São Paulo, o Instituto proporciona todo o suporte necessário para as crianças, como acompanhamento individual, emocional, além de oferecer um espaço que, além da moradia, inclui ampla área para interação, realização de eventos e atividades esportivas, com o Projeto Famílias do Esporte em Ação.
Ingo Hoffman
Ingo Hoffmann é uma das referências do automobilismo brasileiro, com passagens pela Fórmula 1 e Stock Car. Começou a correr em 1972 e teve passagens por categorias europeias, F-3 e F-2, até chegar a Fórmula 1, em 1976, pela equipe Fittipaldi Copersucar. Em 1979, na primeira temporada da categoria, estreou na Stock Car, onde detém 12 títulos, 76 vitórias e 60 pole positions. No ano de 2004, sagrou-se vice-campeão do Rally dos Sertões, a maior e mais difícil prova Off-Road da América Latina. Em 2006, foi bicampeão brasileiro de Rally Cross Country Categoria Protótipo e vice-campeão geral.
Mais informações em: http://www.ingohoffmann.org.br/