La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual fecha temporada 2025 do ciclismo brasileiro

A primeira edição do La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual reuniu quase mil ciclistas neste domingo (7), em Cabreúva (SP). Os dois percursos – médio e longo – foram definidos na Estrada dos Romeiros, rota tradicional de treinos de ciclismo de estrada no estado de São Paulo.

A estreia da La Vuelta de España no Brasil — considerada uma das principais provas da modalidade no mundo ao lado do Tour de France — ocorreu em dois dias, com quase mil atletas. A estrada foi totalmente fechada para a prática da modalidade, e os ciclistas amadores enfrentaram um forte calor que passou dos 32ºC no interior paulista.

Os vencedores do La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual 2025 confirmaram a disputa acirrada na Estrada dos Romeiros, sobretudo pelo final em subida, que tornou a etapa espanhola ainda mais exigente nos quilômetros decisivos.

No percurso longo feminino, Carla Guttilla Lacerda venceu com boa vantagem para as adversárias, liderando a maior parte do trajeto. Perguntada sobre a chave da conquista, a ciclista destacou seu conhecimento acumulado ao longo de mais de dez anos pedalando na Estrada dos Romeiros.

“Também conheço as pessoas que estavam no pelotão, e acho que isso tudo ajuda. Subida é o que eu mais gosto de fazer, mas essa prova também foi uma prova de pelotão, e eu treino bastante nesse formato. Então, tudo isso favoreceu para eu me sentir confiante e segura no dia de hoje”, contou Carla Guttilla Lacerda, que superou Carolina Barbosa Alves do Nascimento e Bruna Tasca Twiaschor.

A chegada do percurso longo masculino foi definida nos metros finais, em uma disputa de photo finish. Depois de uma prova marcada por ataques, vento contra e mudanças constantes no grupo, a definição veio apenas na última subida, onde Euller Magno Rabelo confirmou a vitória por poucos décimos de segundo.

“O ciclista tem que ter mentalidade e visão de corrida. Logo no começo da prova, ali no Tira-Saia, já deu uma selecionada no grupo: ficou eu e mais dois atletas. Aí rolou um pouco daquela politicagem de ninguém querer rodar, né? Encostou o grupo que vinha perseguindo atrás e a gente começou a rodar ali. Com aquele vento, percebi que não conseguiria abrir a diferença, então tirei o pé, o grupo encostou e fomos para o sprint final. Eu parti na última subida e consegui coroar ali, vencendo a prova”, disse o atleta de 26 anos, que representa o time de Pindamonhangaba (SP).

No percurso curto, as vitórias foram de Priscila Robbins Feliz (1h03min46s430) e Lucas Silva Ramos (0h56min54s070).

“Estou muito emocionada, pois sofri um acidente — que resultou em quatro quebras de costela — no mês de março, antes do L’Étape Cunha. Vencer a prova representa muita superação”, relembrou Priscila Robbins Feliz, da equipe BFL Esportes, de Campinas (SP).

“Foi bem legal. Já na saída da avenida do Uai, eu acelerei e fugi. Ataquei logo no começo e fui embora. Mantive o ritmo e fiz o retorno com larga vantagem. Fizemos primeiro e segundo junto com a minha equipe”, comemorou Lucas Silva Ramos.

Na montanha, Carolina Barbosa Alves do Nascimento marcou 5min14s640, e Euller Magno Rabelo registrou o melhor tempo masculino, com 4min22s140.

“Receber mais uma prova internacional deste porte no país, ao lado do Tour de France, mostra a força do mercado e o interesse crescente dos ciclistas por desafios que unem excelência técnica e vivência esportiva. O apoio das autoridades de Cabreúva também foi fundamental para a prova, que fechou o calendário de 2025”, afirmou Fábio Bodra, organizador brasileiro da prova.

No sábado (6), mais de 150 competidores, divididos em 33 equipes, participaram do desafio de contra-relógio. A marca espanhola La Vuelta chegou ao país pela primeira vez em um evento oficial, com o objetivo de ampliar a participação dos atletas em provas de performance. As equipes foram divididas nas categorias masculino, feminino e misto, com três ou quatro atletas.

Apresentado por BTG Pactual, o evento conta com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte. Como patrocinador oficial, participa a Mitsubishi.

As marcas oficiais foram Diklatex, Frescca, La Maglia, Probiótica, Tachão de Ubatuba e Teosports. Entre os parceiros oficiais estão Fotop e Gregario Cycling.

A Villa do La Vuelta, instalada no Clube Cabreuvano, reuniu as marcas citadas, além de expositores como 4 Tri Store, Bike Inside, Ciclo Leiriense, Conexão Açaí, Max Recovery, Pink Cheeks, Reserva Japi e Virage.

O La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual foi organizado pela LTP, responsável pelo L’Étape Brasil, em parceria com a Unipublic, organizadora da Vuelta de España.

“Aqui no Brasil foi possível sentir a paixão e emoção pelo ciclismo, por isso foi uma ótima escolha vir ao país. Foi uma prova em um local tão bonito e com ótima estrutura para os atletas”, disse o francês Charles Ojalvo, diretor da Unipublic.

Percurso Longo – Feminino
1ª – Carla Guttilla Lacerda – 2h19min42s050
2ª – Carolina Barbosa Alves do Nascimento – 2h25min07s310
3ª – Bruna Tasca Twiaschor  – 2h25min43s960

Percurso Longo – Masculino
1º – Euller Magno Rabelo – 2h13min42s130
2º – Diego Ciriaco Goncalves – 2h13min42s540
3º – Leonardo Benedetti  – 2h13min44s660

Percurso Curto – Feminino
1º Priscila Robbins Feliz – BFL Esportes – 1h03min46s430
2º Isabela Niedo Marchiori – RM Consultoria Esportiva – 1h07min03s790
3º Mariana Peccicacco – 1h11min23s550

Percurso Curto – Masculino
1º Lucas Silva Ramos – Famiglia Squadra Pro Cycling – 0h56min54s070
2º Marcio Ferreira Bigai – Famiglia Squadra Pro Cycling – 0h59min55s320
3º Roberto Romano – 0h59min56s530

Rei e Rainha da Montanha
Rainha – Carolina Barbosa Alves do Nascimento – 5min14s640
Rei – Euller Magno Rabelo – 4min22s140

Sobre o La Vuelta

O La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual é uma extensão da tradicional competição espanhola La Vuelta a España, uma das grandes provas do ciclismo mundial, ao lado do Tour de France.

Com estrutura de alto padrão, o Desafio Brasil busca profissionalizar o cenário amador e incentivar a prática do ciclismo competitivo no país.

Sobre o BTG Pactual

O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending & Business Banking, Sales & Trading, Asset Management e Wealth Management & Personal Banking.

O BTG Pactual se consolidou como uma das plataformas de investimentos mais inovadoras do País, com um banco transacional completo para apoiar o momento de vida e a construção da história de seus clientes. Além disso, é pioneiro na agenda ESG, com produtos financeiros que apoiam a transição para uma economia mais verde e sustentável. A instituição é reconhecida e premiada internacionalmente, e conta com mais de 8 mil colaboradores no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Espanha e Luxemburgo.

————

Contato – Assessoria de Imprensa

Agência On Board 360º
Flávio Perez – [email protected]
Beatriz Barbosa – [email protected]
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem