Faltando exatamente um ano para o início da segunda edição da regata de Volta ao Mundo Globe40, os preparativos estão em ritmo acelerado.
A largada está marcada para o dia 14 de setembro de 2025, na histórica cidade de Cádiz, na Espanha.
Ao longo de 30 mil milhas náuticas, velejadores de todo o mundo enfrentarão o desafio em duplas, navegando pelos oceanos e enfrentando as condições mais adversas do planeta. O Brasil, com orgulho, terá um barco e uma parada no percurso dessa exigente competição.
O Barco Brasil, comandado pelos experientes velejadores José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, já está confirmado na temporada 2025/26 da Globe40, sendo a segunda campanha de volta ao mundo com uma embarcação brasileira.
A dupla tem se preparado intensamente, disputando regatas nacionais e internacionais, com o Class40 151, que está sendo adaptado em La Coruña, Espanha, para a grande jornada. O comandante José Guilherme está na cidade espanhola acompanhando o processo de retrofit do veleiro de 40 pés, que antes era de bandeira sul-africana.
”O barco está sendo preparado pelo Chunny Bermudez e nossa campanha está cada dia mais forte, atraindo parceiros e apoiadores. Corremos regatas como a Semana de Vela de Ilhabela e vamos para a Refeno Recife Noronha para divulgar a Volta ao Mundo”, disse José Guilherme Caldas, que também participou durante a semana de uma reunião com outros comandantes da Globe40 antes da Normadie Channel Race, na França.
A Globe40 utiliza os barcos da Class40, um modelo de monocasco amplamente respeitado nas regatas oceânicas. A primeira edição, finalizada em 2023, percorreu 30 mil milhas ao redor do globo, passando por várias etapas, incluindo uma no Brasil.
O percurso da edição 2025/26 começa em Cádiz com uma travessia do Atlântico até Mindelo, em Cabo Verde. De lá, os competidores seguem para o Cabo da Boa Esperança e chegam às Ilhas Reunião.
A jornada continua pelo Oceano Índico até Sydney, Austrália, e depois pelo Pacífico até Valparaíso, Chile. Um dos momentos mais desafiadores será o contorno do Cabo Horn e a subida pela costa brasileira até Recife, antes de finalizar em Lorient, na França. Lorient também será o ponto de partida de um prólogo em agosto de 2025.
Segundo Manfred Ramspacher, organizador da Globe40, a rota reflete a grandiosidade do desafio e a relevância da parada no Brasil. ”Ver o Brasil novamente no percurso, com sua importância histórica e geográfica, além de ter uma equipe brasileira na competição, é motivo de grande satisfação. A nova rota, que inclui Sydney e Valparaíso, eleva ainda mais o nível técnico da prova”, comentou.
O projeto Barco Brasil, que conta com bases em Ilhabela (SP), Salvador (BA) e La Coruña (Espanha), foi cuidadosamente pensado para promover o Brasil e suas tradições na vela. A identidade visual do barco, desenvolvida pela agência On Board Sports, incorpora elementos da cultura náutica e as cores da bandeira nacional.
A iniciativa busca homenagear a trajetória vitoriosa do país no esporte e destacar a beleza e alegria brasileiras ao redor do mundo.
Flávio Perez, coordenador do projeto e especialista em marketing esportivo, ressalta a importância de promover o Brasil globalmente. “A ideia é fazer do Barco Brasil um símbolo de nossa força na vela, assim como o Brasil 1 de Torben Grael fez na sua época. Além disso, trazemos a referência da campanha ‘Brazilian Goods’ de Ayrton Senna, levando nossas marcas e produtos para o cenário mundial”, explicou.
Com um ano para a largada, a expectativa é alta, e a preparação está a todo vapor. A regata Globe40 promete ser um marco para a vela mundial e uma oportunidade única de destacar o Brasil nos mares do planeta.
Contato:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 999498035
www.onboardsports.net