São Paulo já se prepara para receber abertura da Fórmula E

Corrida inaugural da temporada 11 será em 7 de dezembro no Sambódromo do Anhembi

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E está se preparando para várias novidades na sua 11ª temporada.

Além de um modelo de carro atualizado e novos fornecedores de trem de força, o calendário da categoria 100% elétrica também passou por mudanças significativas.

Uma das principais diferenças é que São Paulo (SP) foi escolhida para abrir a temporada de estreia do modelo GEN3 Evo. Nos anos anteriores, o E-Prix de São Paulo acontecia em março, mas a nova data, 7 de dezembro, foi recebida com otimismo pela organização local.

A capital paulista agora tem o desafio de realizar a prova antes do carnaval, utilizando o Sambódromo do Anhembi como palco. A alteração de data também traz incertezas relacionadas às chuvas, já que o evento acontecerá durante a temporada de chuvas típicas de verão. A primeira edição do E-Prix de São Paulo ocorreu em 2023, após anos de planejamento.

Durante a coletiva de lançamento da temporada 11, realizada na Prefeitura de São Paulo, Guilherme Birello, head de operações do E-Prix de São Paulo, foi um dos destaques, respondendo a perguntas sobre as mudanças no evento.

Uma das principais preocupações com a nova data é o clima. Anteriormente realizada em março, a corrida acontecia em condições quentes e secas. Agora, em dezembro, as chances de chuva aumentam significativamente. “A mudança para dezembro não tem a ver com o calor, mas sim com a oportunidade de abrir o campeonato. Estamos cientes do período de chuvas e, por isso, estamos planejando a prova com ajustes, como antecipar a largada, já que as chuvas costumam ocorrer mais no final do dia. Mas, claro, não podemos controlar o tempo, então temos que gerenciar o evento com isso em mente”, explicou Birello.

A escolha de São Paulo para abrir a temporada também foi uma solução para o desafio de encaixar a corrida no calendário, que antes coincidia com o carnaval, evento que varia de data a cada ano. “Organizar a prova em março era complicado devido à proximidade com o carnaval, que muda de data todo ano. Isso dificultava a inclusão no calendário internacional da Fórmula E, que precisa alinhar-se com outros campeonatos mundiais”, comentou Birello.

Com o anúncio da inclusão do Brasil no calendário da Fórmula E, foi confirmado que o contrato inicial para o E-Prix de São Paulo seria de cinco anos. “Nosso objetivo é manter o E-Prix em São Paulo pelo maior tempo possível. A cidade tem um papel importante dentro da Fórmula E, e ser escolhida para abrir o campeonato é um reconhecimento disso”, destacou Birello.

Ele também falou sobre as melhorias feitas na pista do Sambódromo do Anhembi, que anteriormente foi usada pela IndyCar até 2012, mas não teve continuidade devido a problemas com o traçado. “Para a Fórmula E, a pista funciona perfeitamente. A categoria está acostumada com corridas de rua e, com o recapeamento e a pintura do traçado com tinta aderente padrão FIA, solucionamos os problemas que a IndyCar enfrentou”, afirmou Birello.

A terceira edição do E-Prix de São Paulo está marcada para o dia 7 de dezembro.

Ingressos e informações

Os ingressos já estão à venda, com preços a partir de R$ 167,50, e podem ser adquiridos pela plataforma Fever. Mais informações sobre o evento, programação e detalhes de acesso estão disponíveis no site oficial da Fórmula E.

Calendário do Campeonato Mundial de Fórmula E 2024/25:

Rodada 1: São Paulo, Brasil – 7 de dezembro de 2024
Rodada 2: Cidade do México, México – 11 de janeiro de 2025
Rodadas 3 & 4: Jeddah, Arábia Saudita – 14 e 15 de fevereiro de 2025
Rodada 5: Local a confirmar – 8 de março de 2025
Rodada 6: Miami, EUA – 12 de abril de 2025
Rodadas 7 & 8: Mônaco – 3 e 4 de maio de 2025
Rodadas 9 & 10: Tóquio, Japão – 17 e 18 de maio de 2025
Rodadas 11 & 12: Xangai, China – 31 de maio e 1º de junho de 2025
Rodada 13: Jacarta, Indonésia – 21 de junho de 2025
Rodadas 14 & 15: Berlim, Alemanha – 12 e 13 de julho de 2025
Rodadas 16 & 17: Londres, Reino Unido – 26 e 27 de julho de 2025

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E:

Como o primeiro Campeonato Mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte certificado como carbono zero desde a sua criação, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas acirradas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de elite do automobilismo para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades anfitriãs da Fórmula E é unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para consultas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato com media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é uma líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movimentadas, alimentadas e operadas.

Com mais de 140 anos de excelência, os mais de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:

Flávio Perez

flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem