Classe C-30 terá medalhistas olímpicos e mundiais na SIVI Daycoval

Carabelli 30 contará com oito veleiros de ponta na 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

A classe C-30 terá disputas equilibradas na 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval.

As regatas estão programadas para o período de 20 a 27 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Serão oito veleiros de one-design confirmados na raia do litoral norte de São Paulo, um recorde histórico da categoria assim como no evento do ano passado.

A C-30 mistura nomes de peso como o bicampeão olímpico Robert Scheidt, os campeões mundiais Alex Kuhl, Geison Mendes e Mario Tinoco, além de velejadores profissionais e amadores.

Maior medalhista brasileiro dos Jogos Olímpicos, Robert Scheidt confirmou presença no Tonka para a SIVI. A participação do atleta, que é o embaixador oficial da Semana de Vela de Ilhabela, já rendeu um lugar mais alto do pódio na Copa Mitsubishi, realizada em junho e que foi uma espécie de aquecimento para o evento.

”O barco é leve com área vélica muito grande. Ele te oferece uma sensação de muita velocidade. E requer um bom trabalho da tripulação para manejar. Vamos ter um bom número de participantes. Esse ano a disputa deve ser muito acirrada”, contou Robert Scheidt, que em 2022 foi campeão na classe com o Caballo Loco.

Além do Tonka, a Carabelli 30 terá o Bravo, que foi o primeiro barco inscrito na 51ª SIVI Daycoval contando todas as categorias. As outras classes são ORC, BRA-RGS, Clássicos e RGS Cruiser.

Segundo Jorge Berdasco, as regatas da C-30 sempre são bastante técnicas e a chegada de atletas de ponta como Scheidt só engrandece a modalidade. ”É um barco planador, muito rápido e sensível a qualquer tipo de regulagem. Os barcos andam muito próximos e a alternância de posições é normal. Por isso não podemos desistir e apostar na melhor estratégia.”

”Acho que o Robert deveria ficar no clube olhando a gente ou velejando num time da RGS-Cruiser ou da ORC! Ele não vem pra brincar. Competir contra um dos maiores nomes do esporte é um privilégio enorme e um desafio. Temos que acertar tudo para vencê-lo,” brincou Jorge Berdasco.

Os outros times junto com Tonka e Bravo serão Caiçara, Kaikias EMS, Kairos, Loyal Relaxa e Zeus. A primeira disputa da C-30 na Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval será na Regata Toque-Toque por Boreste com aproximadamente 23 milhas de percurso. Depois, a organização deve realizar provas de barla-sota (entre boias) e outras distâncias.

O C-30 ou Carabelli 30 foi projetado por Horácio Carabelli, um dos grandes nomes da vela sul-americana, atualmente na America’s Cup no desafiante Luna Rossa da Itália. O barco é feito especificamente para regatas de oceano sem tempo corrigido (rating).

A tripulação inclui o timoneiro, o tático, dois trimmers, o proeiro e a secretaria, todos desempenhando papéis essenciais para otimizar o desempenho do veleiro durante as competições.

O campeão de 2023 da classe foi Loyalt 06. A equipe venceu a prova final e contou com uma combinação de resultados, que deixou o Tonka com a medalha de prata entre os oito veleiros da Carabelli 30 na SIVI. Foram realizadas oito regatas da classe C-30.

Veja os barcos inscritos — https://sivilhabela.com.br/barcos-inscritos/

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval chega à sua 51ª edição, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Este evento, o maior da modalidade na América do Sul, reúne os principais nomes do esporte no país, divididos em barcos de diferentes tamanhos e classes. Em média, mais de 120 veleiros de diversos estados e até estrangeiros participam das regatas no Litoral Norte de São Paulo.

Tradicionalmente realizada no mês de julho, a competição impacta positivamente o turismo de Ilhabela, gerando alta demanda na infraestrutura turística, incluindo hotéis, pousadas e restaurantes.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela se alinha com a agenda positiva dos principais campeonatos mundiais, buscando reduzir seu impacto ambiental a cada edição. Nos últimos anos, além de promover a conscientização ambiental com a redução do uso de papel e plástico, o evento também realizou ações voltadas para a limpeza e conservação dos oceanos. Ilhabela se tornou um ponto de passagem obrigatória para as baleias jubartes. O evento conta com a parceria histórica da Prefeitura de Ilhabela e da Marinha do Brasil.

Sobre o Banco Daycoval

O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.

Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.
Baixe o Aviso de Regata — https://tinyurl.com/3uyrmxuu

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez

flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem