Vela brasileira treina na Marina da Glória visando o Mundial e o Pan de 2023

Tradicionais competições de 2023 valem vaga para o Jogos Olímpicos de Paris 2024

Parte da Equipe Brasileira de Vela participou de atividades no mês de maio no Centro de Treinamento e Núcleo de Base na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), sede da CBVela – Confederação Brasileira de Vela.

Os treinos foram liderados por Juan Sienra e Ricardo Paranhos.

Participaram velejadores das classes Nacra 17, 49er, ILCA 7 e IQFoil, classes incluídas nos principais eventos da modalidade, como Mundial, Pan de Santiago 2023 e Olimpíada de Paris 2024.

O primeiro desafio dos velejadores será o evento-teste olímpico, que será realizado na raia de Marselha, exatos 365 dias antes da Olimpíada.

”No evento-teste, vamos aproveitar para conhecer as instalações fornecidas pelo COB e pelo Comitê Organizador. Mas nosso foco está no Campeonato Mundial das Classes Olímpicas em Haia 2023, onde teremos a primeira grande disputa das vagas olímpicas em jogo”, explicou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

”Será um desafio muito grande e estamos trabalhando para que as equipes brasileiras convocadas possam contar com o ritmo requerido para disputar a competição. As parcerias junto ao Ministério de Esporte e a Secretaria de Alto Desempenho são fundamentais para dar esse apoio com alta qualidade”.

Os atletas participam dos eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

A última competição foi em Hyères, na França. O Brasil mostrou sua força contra os melhores do mundo nas classes IQFoil e 49erFX na Semana Olímpica Francesa com os bronzes de Mateus Isaac e Martine Grael e Kahena Kunze.

Os atletas na Marina da Glória receberam a visita de representantes da Secretaria Nacional de Alto Rendimento – SNEAR. O Bolsa Atleta, um dos maiores programas de patrocínio estatal do planeta, é uma das prioridades da SNEAR.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

 

 

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem