Regata Vela do Amanhã ganha mais barcos e velejadores mirins

Evento social da Semana Internacional de Vela de Ilhabela será em 22 de julho

A Regata Vela do Amanhã 2023, evento social da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, terá recorde de crianças e adolescentes inscritos.

Mais de 150 meninos e meninas de projetos de ensino da modalidade de 13 cidades de São Paulo e Rio de Janeiro irão ter a chance de velejar a bordo das embarcações que participam da atividade.

A ação idealizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) com a comissão organizadora da SIVI será no sábado, 22 de julho, um dia antes da regata de abertura do principal evento náutico da América do Sul.

A Vela do Amanhã terá núcleos de vela e jovens representantes na Regata Vela do Amanhã são: Mairiporã (SP), Paraibuna (SP), Praia Grande (SP), São Vicente (SP), Guarujá (SP), Santos (SP), São Sebastião (SP), Caraguatatuba (SP), Ilhabela (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ )e São Paulo (SP).

”A Vela do Amanhã é um evento à parte dentro da semana! Uma regata emocionante, que traz crianças de várias cidades. Os pequenos chegam motivados e é lindo ver o brilho nos olhos deles quando encaram, muitos pela primeira vez, o mar”.

”Alguns apenas tiveram a chance de velejar num barco pequeno, estilo Dingue ou Op, e agora têm a oportunidade de fazer manobras em veleiros acima de 40 pés”, disse Cuca Sodré, coordenador técnico da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Vários barcos já confirmaram presença no Vela do Amanhã, como o Blue Ray, um Clássico de 1974 comandado por Dilmar Cacita Gonçalves. O Ranger 37 sairá de Paraty (RJ) para a regata com as crianças em Ilhabela (SP).

”Será nossa primeira vez no Vela do Amanhã, e para nós é importante fazer a parte social. Quando vi as imagens do ano passado da regata decidi participar e dar essa oportunidade à molecada”, Dilmar Cacita Gonçalves.

Engajamento dos comandantes

A ação, segundo os organizadores da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, tem como objetivo apresentar para crianças das escolas de vela municipais e estaduais os barcos de oceano. Por isso, a grande importância do engajamento dos comandantes que participam do evento em Ilhabela (SP)

A programação prevê para os jovens um café da manhã na chegada ao clube, seguido de uma palestra com a comissão de regata.

Às 13h, a nova geração entra em ação na Regata Vela do Amanhã, em que terá a experiência de velejar em barcos tradicionais da modalidade, ao lado de navegadores experientes e com carreiras vitoriosas.

Foto: Fred Hoffmann

Confira a programação da Regata Vela do Amanhã:

9h30 às 10h – Chegada das crianças

10h às 13h – Café da manhã, palestra comissão de regata e divisão dos barcos

13h – Regata Vela do Amanhã

16h – Entrega de medalhas de participação

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados para as regatas de julho participarão de provas em percursos variados ao longo da semana.

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional regata Alcatrazes – Barco Atrevida – por Boreste Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista. A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.

As inscrições estão abertas no site oficial do evento

Baixe o Aviso de Regata Oficial

Programação da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Leia todos os textos e releases da competição

Vídeos das regatas de anos anteriores

Curta as nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem