L’Étape Rio reserva desafios nos percursos curto e longo

Prova do L'Étape Rio by Tour de France presented by Santander será realizada no final de junho, com largada na Marina da Glória, e terá disputas de 46 km e 102 km

A pouco mais de um mês para o L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander, a cidade já está no clima da competição de ciclismo de estrada.

Os atletas terão de escolher entre o percurso curto e longo, com 46 km e 102 km, respectivamente. As largadas acontecerão às 6h, na Marina da Glória, um dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, no dia 25 de junho.

Beto Vitorio, que é ciclista há mais de dez anos, professor de educação física e dono de uma assessoria para ciclistas, destaca as estratégias que podem fazer a diferença.

Depois de tentar se manter entre os primeiros na primeira parte da disputa, a meta é buscar uma arrancada na reta final.

O professor lembra que, além de extensas, as provas são marcadas por subidas e descidas muito duras, o que exige muita qualidade dos ciclistas. Beto Vitorio reforça a importância do trecho da trilha da Mesa do Imperador.

“No percurso curto, a subida da Mesa do Imperador é o ponto alto do trecho. É importante, na largada, se encaixar em um pelotão que te leve até lá, mas tem que tomar cuidado com buracos. É uma subida dura, com cerca de 5,5 km de subida. Tem que estar treinado para subir bem. E a descida é feita de curvas muito técnicas, tem que tomar cuidado. E na reta final, é trabalhar com o pelotão novamente, ter uma harmonia com ela. E, na chegada, dar o sprint final”, comenta Beto.

 

Letape Rio 2022

É a terceira vez que o L’Étape estará no Rio de Janeiro e essa competição é a segunda etapa do L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander.A primeira prova do calendário de 2023 aconteceu em abril, na cidade de Cunha (SP). Já a terceira será em Campos do Jordão, em setembro. Em abril de 2024, haverá nova edição em Cunha.

O L’Étape Brasil é voltado para os ciclistas amadores e tem a chancela do Tour de France, uma das maiores competições de ciclismo de rua do mundo.

“No percurso grande, é importante sair bem porque é um trecho plano e fazer com que o pelotão te leve até a subida da Mesa do Imperador. Depois, tem nova descida técnica e outras descidas pesadas. É importante estar muito bem alimentado”, acrescentou Beto.
L’Étape by Tour pelo mundo

O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das mais importantes provas do ciclismo amador do país. Com três etapas no país, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.

O L’Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
Sobre o Tour de France

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.

Foto: PedroCury.com/L’Étape

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Katarine Monteiro | Flávio Perez

katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99119-8185 | +55 21 99608-4051

www.onboardsports.net

 

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem