Fórmula E: GEN3 estreia em Mônaco neste fim de semana

O novo carro da Fórmula E foi idealizado para ter um ótimo desempenho pelas ruas de Monte Carlo

O Campeonato Mundial ABB FIA Formula E retorna a Mônaco neste sábado (6), após uma rodada dupla repleta de quebra de recordes em Berlim.

A prova irá reacender a rivalidade entre duas marcas ícones do automobilismo – Maserati e McLaren – após um hiato de 54 anos, em um fim de semana que marca a estreia do GEN3 no circuito de rua mais icônico do automobilismo mundial.

Os fãs da Fórmula E no Brasil vão poder assistir todas as sessões do fim de semana da Fórmula E em Mônaco pelo canal do site Grande Prêmio no YouTube.

O treino classificatório e a corrida serão exibidas ao vivo na TV Bandeirantes e no BandSports neste sábado, às 5h30 e 9h30, respectivamente.

O Mundial chega a Mônaco com 8 das 16 corridas já realizadas. A equipe TAG Heuer Porsche Formula E Team mantém a liderança no topo do campeonato mundial de equipes e na classificação de pilotos com Pascal Wehrlein. Mas a vantagem na liderança diminuiu nos últimos eprix, com Nick Cassidy (Envision Racing) apenas quatro pontos atrás, tendo somado 68 pontos nas últimas quatro corridas, em comparação com apenas 20 de Wehrlein.

Ambos os pilotos vão ter uma disputa acirrada com os outros 20 pilotos no circuito de rua que é um dos mais tradicionais do esporte a motor, local onde há um ano, a Fórmula E e a FIA revelaram o GEN3 – o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído.

O GEN3 é o primeiro carro de fórmula projetado e otimizado especificamente para corridas de rua, e os fãs verão banners ‘Fait Pour Monaco’ ao redor da pista celebrando as características ‘Made For Monaco’ (Feito para Mônico em tradução literal) do GEN3.

Se por um lado o GEN3 vai correr pela primeira vez em Mônaco neste fim de semana, ele já atendeu às altas expectativas dos fãs nas corridas anteriores, quebrando recordes da Fórmula E, um atrás do outro.

O maior número de ultrapassagens em uma corrida (190), mudanças de liderança na linha (20) e diferentes líderes de corrida (oito) foram alcançados na 7ª rodada em Berlim. A volta mais rápida da série foi feita na 5ª rodada no E-Prix da Cidade do Cabo. Sacha Fenestraz (Nissan Formula E Team) se classificou para a pole position com velocidade média de 154,987km/h, a volta mais rápida da história da Fórmula E.

Enquanto os pilotos de hoje estão fazendo história no GEN3, a próxima corrida também verá duas marcas icônicas do automobilismo se enfrentarem em Mônaco pela primeira vez em 54 anos.

A Maserati voltou ao automobilismo com a Fórmula E nesta temporada, juntando-se ao grupo Monaco Sports Group para uma parceria de vários anos, formando a equipe Maserati MSG Racing com os pilotos Edoardo Mortara e Maximilian Günther. Ou seja: a Maserati corre em casa neste fim de semana.

A McLaren também se juntou ao Campeonato Mundial ABB FIA Formula E pela primeira vez este ano como NEOM McLaren Formula E Team, com os pilotos Jake Hughes e René Rast.

Neste sábado, a Maserati e a McLaren se alinharão em um grid em Mônaco pela primeira vez desde o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Mônaco em 1969. Mônaco também foi o circuito onde a Maserati garantiu pela última vez o título mundial de Fórmula 1 em 1957 – uma temporada em que um dos maiores nomes de todos os tempos do esporte, o lendário Juan Manuel Fangio, conquistou o último de seus cinco títulos na categoria.

Maximilian Günther e Maserati MSG Racing chegam a Mônaco empolgados, não só por ser um local icônico e a corrida de casa do time, mas por terem conquistados o primeiro pódio da temporada na última corrida em Berlim. Será que a equipe vai conseguir emular as conquistas históricas de ‘El Maestro’ Fangio neste fim de semana?

 

O Mundial até o momento

Nesta temporada, manter o título parece ser um sonho distante para Stoffel Vandoorne (DS Penske). Com apenas o sexto lugar em São Paulo, o belga está a 74 pontos do líder Wehrlein.

Em contrapartida, é o companheiro de Vandoorne na DS Penske, Jean-Éric Vergne, que está liderando os esforços da DS PENSKE e está a 19 pontos do primeiro lugar após conquistar outro pódio este ano, no fim de semana em Berlim.

Wehrlein lidera o Mundial desde a Arábia Saudita, com uma vitória dupla em Diriyah e um pódio na Cidade do México nas primeiras oito rodadas. Desde a quinta etapa na Cidade do Cabo, o piloto alemão da TAG Heuer Porsche não tem conseguido resultados que possam ajuda-lo a seguir na liderança, e agora viu a diferença cair para apenas quatro pontos em relação ao segundo colocado, Nick Cassidy, no Jaguar I-TYPE 6 da Envision Racing.

Agora são quatro pódios e uma vitória para Cassidy desde que Wehrlein ergueu um troféu pela última vez. O bicampeão da DS Penske, Vergne, está agora em terceiro, depois de vencer em Hyderabad e terminar em segundo lugar na Cidade do Cabo.

O I-TYPE 6 da Jaguar parece ser o carro a ser batido desde Hyderabad. Cassidy lidera o bom momento da Envision Racing, que estão logo atrás do fabricante alemão na classificação, enquanto a equipe de fábrica Jaguar TCS Racing finalmente transformou seu ritmo de corrida e gerenciamento de energia para vitórias consecutivas de Mitch Evans e pódios com Sam Bird.

Evans estava a 42 pontos distante da liderança do mundial de pilotos antes da rodada dupla de Berlim, mas uma impressionante dobradinha na capital alemã ajudou a colocar Evans, vencedor da rodada 7, a 24 pontos do topo.

Os brasileiros após metade do campeonato

A nona temporada tem sido de altos e baixos para os dois pilotos brasileiros presentes no grid atual da Fórmula E. O campeão da terceira temporada Lucas di Grassi agora está de equipe nova, Mahindra Racing, e teve um início de campeonato animador quando conquistou a Julius Baer Pole Position na prova de abertura na Cidade do México, e em uma corrida desafiadora, suportou a pressão e garantiu sua presença no pódio em terceiro lugar.

Mas desde então, Di Grassi não conseguiu mais pontuar no campeonato. Ficou de fora pela primeira vez de um eprix na história da Fórmula E na Cidade do Cabo, e não teve nenhuma condição de lutar por pontos no EPrix de São Paulo, sua corrida de casa.

Sérgio Sette Câmara também está de equipe nova este ano. O piloto mineiro agora corre pela NIO 333 Racing, e até conseguiu pontuar em Hyderabad, ao conquistar um quinto lugar na estreia da Fórmula E na Índia.

O piloto brasileiro até flertou com os pontos em outras etapas, mas não conseguiu terminar novamente no top-10. Por enquanto, ocupa a 16ª posição na tabela de classificação do Mundial de Pilotos. Lucas di Grassi é o 14º.

 

 

Programação do fim de semana

Sábado, 06 de maio de 2023

1º Treino Livre – 02h25 – Transmissão no YouTube do Grande Prêmio

2º Treino Livre – 04h05 – Transmissão no YouTube do Grande Prêmio

Treino Classificatório – 5h30 – Transmissão na TV Bandeirantes, BandSports e YouTube do Grande Prêmio

Corrida/Largada – 9h30 – Transmissão na TV Bandeirantes, BandSports e YouTube do Grande Prêmio

 

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato – media@fiaformulae.com

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:

Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579

www.onboardsports.net

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem