Brasileiros participam do Campeonato Africano de Optimist 2023

Os seis atletas da equipe verde e amarela estreiam nesta quinta-feira (04), na cidade de M'diq, no Marrocos

A Flotilha do Brasil inicia mais uma jornada em competições internacionais. Entre 4 e 9 de maio, nas águas de Mi’diq, no Marrocos, o time brasileiro disputará o tradicional Campeonato Africano de Optimist de 2023.

Os representantes nacionais são Martim Amaral, Magno Macário, Felipe Amado, Teodoro Guadagnin, Torben Verjovsky e Beatriz Raposo, comandados pelo técnico Edival Junior.

O Campeonato Africano de Optimist terá a participação de 105 atletas, de 19 países, entre eles: Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Egito, França, Letônia, Ilhas Maurício, Marrocos, Moçambique, Seychelles, Espanha, Sudão, Tanzânia, Tunísia e Emirados Árabes Unidos.

Nesta quarta-feira (03), os atletas fizeram uma regata treino na raia oficial da competição. Além da preparação na água, a organização realizou a Cerimônia de Abertura com todos times que disputarão o título masculino e feminino.

“A equipe está muito motivada! No treino, três brasileiros ficaram no top 10 e estão todos preparados. O grande desafio é o vento fraco. Até o momento, o máximo foi 7 nós na raia. Mas os atletas compreendem a situação do vento fraco, variação e rajadas. Acredito que temos condições de disputar o pódio do campeonato”, disse Edival Junior, treinador da equipe.

A classe Optimist promove o desenvolvimento das crianças na vela, além da participação ativa dos pais. O atleta Magno Macário, 12 anos, terá a torcida especial da mãe Marione Macário, que está no Brasil.

“Esse é o segundo ano consecutivo que Magno disputa o Campeonato Africano! Esse ano, acredito que será muito disputado. Magno está feliz, empolgado, o clima é mais agradável do que a África do Sul e esperamos fazer um bom resultado! Quem sabe repetir o top 10!”, explicou Marione Macário, mãe do atleta brasileiro.

Os pais, familiares e amigos podem acompanhar súmulas, fotos e vídeos no site oficial do Campeonato Africano de Optimist de 2023.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento – SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem