Atletas voltam o foco para L’Étape Rio presented by Santander

Terceira edição da prova na Cidade Maravilhosa será realizada de 23 a 25 de junho

O L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander 2023 está confirmado para ser realizado entre os dias 23 a 25 de junho.

A prova será na Marina da Glória, sede de grandes eventos internacionais como Jogos Olímpicos e Volta ao Mundo. No local também será montado o Village L’Étape.

Os participantes no Rio de Janeiro (RJ) terão pela frente um percurso mais plano do que as outras duas edições brasileiras da prova chancelada pelo Tour de France. A maior distância será de 102 quilômetros com 1.092 e passará por trechos como Copacabana, Ipanema, Leblon, Vista Chinesa e Aterro do Flamengo. Já a versão mais curta terá 46 quilômetros com 450 metros de altimetria acumulada.

A largada será às 6h do dia 25 para ambos os percursos, visando um clima mais ameno que impulsione os atletas nos pontos mais duros da prova. As inscrições seguem abertas no site oficial do L’Étape.

”Nesta terceira edição, traremos por mais um ano um percurso onde não só os atletas de alto rendimento poderão competir, mas novos atletas de ciclismo irão experienciar uma prova de nível internacional, com total segurança e suporte de pista, passando por pontos turísticos da cidade maravilhosa e locais de alta procura pelos ciclistas do Rio de Janeiro. Será um percurso desafiador e lindo”, explicou Fábio Bodra, organizador do L’Étape Rio.

”O L’Étape Rio em junho vem para compor um calendário de provas do Tour de France realizada em trimestres, perfis e climas diversos, para que a experiência do atleta seja única e inesquecível”.

Em 2022, o campeão geral dos masculino dos 102 quilômetros foi Vinicius Moretti, que completou a prova em 2h39min49s. Guilherme do Couto chegou em segundo lugar, com 2h41min11s, e Raphael Serpa completou o pódio, com 2h41min21s.

Na versão feminina, o título no percurso longo ficou com Fernanda Martello, com a marca de 2h57min55s. Ela chegou à frente de Cristiane Pereira, segunda colocada, com 2h59min33s, e Ana Luiza Cavalcante, terceira colocada, com 2h59min37s.

O trajeto, que se assemelhou ao da prova de ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, foi totalmente fechado para os ciclistas do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander.

Sobre o evento

O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das mais importantes provas do ciclismo amador do Brasil. Com três etapas no país: Cunha (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Campos do Jordão (SP), o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.

O L’Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça,  Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

A prova amadora serve para dar ao ciclista a experiência completa desde a inscrição até a linha de chegada. No Brasil, o Village reúne marcas, lojas e experiências de patrocinadores que fazem o ciclista se sentirem na França.

Sobre o Tour de France

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.

Desde 1993, o L’Étape du Tour oferece aos ciclistas amadores e entusiastas do ciclismo a oportunidade de vivenciar um evento com a sensação do Tour de France. Permitindo que as pessoas experimentassem as verdadeiras sensações do ciclismo profissional, o evento logo passou a atrair ciclistas de todo o mundo, que viajam à França em busca da experiência.

Atualmente, cerca de 13.000 ciclistas de mais de 50 países se reúnem no L’Étape du Tour. Cada evento oferece a oportunidade de percorrer um roteiro diferente, descobrir novas regiões e combinar o desafio desportivo com o turismo nos mais belos países da Europa.

Mais informações:

L’Étape Brasil presented by Santander

Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/

Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ

Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem