Da Costa vence na Cidade do Cabo e mantém domínio da Porsche na Fórmula E

Neste sábado (25) a Fórmula E correu pela primeira vez na África do Sul, com o EPrix da Cidade do Cabo. E a vitória novamente ficou com a TAG Heuer Porsche, mas desta vez, com o piloto português Antônio Félix da Costa, que fez uma impressionante prova de recuperação e subiu no degrau mais alto do pódio pela primeira vez na atual temporada do Mundial de Carros Elétricos.

A vitória do piloto português veio após ganhar diversas posições depois de largar na 13ª posição e surgir na segunda colocação nas voltas finais. Da Costa fez uma ultrapassagem por fora impressionante para cima de Nick Cassidy (Envision Racing), assumindo a ponta quando era o único piloto com uma ativação de modo ataque ainda disponível.

Da Costa viu a liderança escapar quando ativou o Modo Ataque, mas foi para cima de Jean-Eric Vergne (DS Penske) nas duas últimas voltas e novamente com uma manobra ousada, voltou ao primeiro lugar e recebeu a bandeira quadriculada.

“Não tenho muito a dizer, esperei muito por este momento e agradeço a todos que estiveram comigo nesta jornada”, comentou Da Costa após a prova, sendo abraçado de imediato por seu ex-companheiro de equipe, Vergne, que terminou a prova em segundo.

“Eu não te vi, por onde você passou?”, comentou JEV ao abraçar Da Costa, revelando que não viu quando o piloto português realizou a ultrapassagem em cima dele na penúltima volta do EPrix.

“Foi uma manobra estratégica. O JEV é um piloto muito difícil de ser ultrapassado e por isso, sabia que seria necessário planejar uma manobra inesperada, porque a energia faz muita diferença e ao mesmo tempo é preciso fazer um bom gerenciamento para arriscar. Quando perdi o momento do Modo Ataque, pensei que a vitória iria escapar, mas recuperei energia nas voltas finais e consegui. Que jornada”, completou o vencedor do EPrix da Cidade do Cabo.

O pódio foi completado por Nick Cassidy, que herdou o terceiro lugar na última volta por conta de um erro de Sacha Fenestraz, O piloto franco-argentino da Nissan, que foi o Julius Baer Pole Position na Cidade do Cano, acabou escapando em uma das curvas e viu seu primeiro pódio na Fórmula E escapar.

Antônio Félix da Costa pelas ruas da Cidade do Cabo      Foto: TAG Heuer Porsche

Como foi a prova

A primeira largada da história da Fórmula E na Cidade do Cabo foi tranquila e sem acidentes. Considerada a pista mais rápida do calendário do Mundial de Carros Elétricos, com 2.921 km de extensão e 12 curvas, a pista sul africana se mostrou extremamente desafiadora, a ponto de diversos acidentes acontecerem durante o fim de semana, e também na primeira volta da corrida deste sábado.

Líder do Mundial, Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) largou na sexta posição, mas perdeu o posto para Sébastien Buemi (Envision Racing). O piloto alemão tentou recuperar a posição e foi para cima do piloto suíço, mas acabou acertando em cheio a traseira do carro verde e danificando completamente a suspensão dianteira de seu monoposto, abandonando a prova.

Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing) também ficou parado em uma das áreas de escape na volta inaugural do EPrix e acabou se retirando da prova. Com isso, dos 17 carros que largaram, apenas 15 seguiram na corrida atrás do safety car, que teve que entrar para a retirada dos dois carros.

O safety car deixou a pista durante a sexta volta, porém antes dele se retirar, Fenestraz errou em uma das curvas e isso lhe custou a liderança da prova, que passou a ser de Guenther.

Tentando se recuperar, Fenestraz ativou o modo ataque na volta 10 e caiu para o terceiro lugar. Na volta seguinte (11), Guenther ativou a potência extra e perdeu a liderança para Cassidy.

Mitch Evans, único piloto da Jaguar Racing na prova, foi punido por excesso de potência e foi obrigado a cumprir um drive through, caindo da 4ª para a 15ª posição. Seu companheiro de equipe, Sam Bird, se envolveu em um acidente no treino classificatório e o time britânico não conseguiu recuperar o chassi para a corrida, e por isso, ficou ausente.

Outras duas equipes também ficaram de fora da etapa deste fim de semana: Mahindra Racing e ABT Cupra se retiraram do EPrix da Cidade do Cabo durante o treino classificatório,, devido a um problema na suspensão traseira de seus carros. Com isso, o brasileiro Lucas di Grassi ficou de fora de uma corrida da Fórmula E pela primeira vez na história.

Voltando aos fatos da corrida, após abrir dois segundos de vantagem em relação ao segundo colocado, Cassidy ativou o modo ataque na volta 14. Guenther também passou pela zona de ativação e perdeu o segundo lugar para Fenestraz.

Em uma boa prova de recuperação, Antonio Félix da Costa, que havia largado na 13ª posição, foi escalando o pelotão e assumiu o quarto lugar na 16ª volta, se aproveitando do momento em que Jean-Eric Vergne foi realizar sua segunda ativação de modo ataque.

Max Guenther errou em uma das curvas e passou reto. Ele tentou voltar à pista, mas o carro ficou lento e acabou ficando parado no meio da pista, ocasionando mais uma bandeira amarela por todo o circuito.

A pista voltou a ser liberada na volta 22 e Da Costa assumiu a segunda colocação na relargada. Duas voltas depois, o piloto português da Porsche arriscou uma manobra ousada, colocou por fora e ultrapassou Cassidy, assumindo a liderança do EPrix.

O piloto português abriu rapidamente uma vantagem segura em relação ao segundo colocado e foi para a zona de ativação do Modo Ataque, mas não deu certo: os sensores não acionaram a potencia extra e ele acabou perdendo a vantagem em relação a JEV, que deixou Cassidy para trás e passou a perseguir o líder da corrida.

Da Costa teve que passar novamente pelo Modo Ataque e desta vez, não teve como manter a liderança da prova, sendo ultrapassado pelo ex-companheiro de equipe.

Duas voltas foram adicionadas as 30 voltas previstas para a duração da corrida, e com isso, Da Costa partiu para o ataque em cima de JEV. Enquanto isso, Fenestraz ultrapassou Cassidy e assumiu o terceiro lugar.

A pressão do piloto português deu certo! JEV não suportou a pressão e novamente Da Costa conseguiu uma manobra espetacular para voltar à ponta e se manter a frente para receber a bandeirada pela oitava vez na sua carreira na Fórmula E e vencer pela primeira vez na temporada.

O terceiro lugar ficou com Cassidy, pois na última volta o franco-argentino Sacha Fenestraz acabou errando e batendo, deixando seu lugar no pódio escapar nas últimas curvas da primeira prova da Fórmula E na Cidade do Cabo.

Com a vitória deste sábado, Da Costa subiu na classificação do Mundial de Pilotos e agora ocupa a 4ª posição com 46 pontos. A liderança segue com seu companheiro de equipe na TAG Heuer Porsche, Pascal Wehrlein, com 80 pontos. A equipe alemã é a líder no Mundial de Equipes, com 126 pontos conquistados após cinco etapas.

Pascal Wehrlein segue líder do campeonato Foto:             TAG Heuer Porsche

Agora, pilotos e equipes da Fórmula E terão um mês para se prepararem para o EPrix de São Paulo, prova que marcará a estreia da Fórmula E no Brasil. A corrida será realizada no dia 25 de março, no Sambódromo do Anhembi. Os ingressos estão a venda no site eventim.com.br/artist/formulae-sp/

 

Confira abaixo o resultado final do EPrix de Cidade do Cabo:

1º Antônio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche

2º Jean-Eric Vergne/DS Penske

3º Nick Cassidy/Envision Racing

4º René Rast/NEOM McLaren

5º Sébastien Buemi/Envision Racing

6º Dan Ticktum/NIO 333 Racing

7º Stoffel Vandoorne/DS Penske

8º Norman Nato/Nissan

9º André Lotterer/Avalanche Andretti

10º Jake Hughes/NEOM McLaren

11º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing

12º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Team

13º Jake Dennis/Avalanche Andretti

14º Sacha Fenestraz/Nissan

15º Maximilian Guenther/Maserati MSG Racing

16º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing

17º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche

 

Classificação do Mundial de Pilotos após o EPrix da Cidade do Cabo:

1º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche – 80 pontos

2º Jake Dennis/Avalanche Andretti – 62 pontos

3º Jean-Eric Vergne/DS Penske – 50 pontos

4º Antônio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche – 46 pontos

5º Nick Cassidy/Envision Racing – 43 pontos

6º Sébastien Buemi/Envision Racing – 41 pontos

7º René Rast/NEOM McLaren – 38 pontos

8º Sam Bird/Jaguar TCS Racing – 28 pontos

9º Jake Hughes/NEOM McLaren – 28 pontos

10º Lucas di Grassi/Mahindra Racing – 18 pontos

11º André Lotterer/Avalanche Andretti – 18 pontos

12º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing – 14 pontos

13º Stoffel Vandoorne/DS Penske – 11 pontos

14º Norman Nato/Nissan – 11 pontos

15º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing – 10 pontos

16º Dan Ticktum/NIO 333 Racing – 9 pontos

17º Oliver Rowland/Mahindra Racing – 8 pontos

18º Sacha Fenestraz/Nissan – 7 pontos

19º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing – 3 pontos

 

Classificação do Mundial de Equipes após cinco etapas da temporada 2022/23:

1º TAG Heuer Porsche – 126 pontos

2º Envision Racing – 84 pontos

2º Avalanche Andretti – 80 pontos

4º NEOM McLaren – 66 pontos

5º DS Penske – 61 pontos

6º Jaguar TCS Racing – 42 pontos

7º Mahindra Racing – 26 pontos

8º NIO 333 Racing – 19 pontos

9º Nissan –18 pontos

10º Maserati MSG Racing – 3 pontos

11º ABT Cupra – 0 ponto

 

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato – media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 

Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:

Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net |redacao@onboardsports.net

+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579

www.onboardsports.net

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem