Primeiro campeão olímpico da vela, Alex Welter passa experiências aos jovens no YCSA

Campeão em Moscou 1980, Alex Welter contou detalhes de sua carreira aos participantes da Copa da Juventude 2023

Os velejadores que participam da Copa da Juventude 2023 na sede do YCSA – Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo (SP) receberam a visita, nesta terça-feira (31), de Alex Welter, primeiro medalhista de ouro da vela brasileira.

O atleta que defendeu a bandeira do YCSA venceu a classe Tornado em Moscou 1980 ao lado de Lars Sigurd Bjorkstrom.

Alex Welter foi convidado pela organização do evento para falar sobre os desafios da carreira e os caminhos para chegar ao topo do mundo. O velejador fez questão de explicar cada detalhe da evolução dos veleiros de classes olímpicas, que hoje estão mais velozes.

A adaptação às transmissões de TV e agora na internet fizeram com que a modalidade, que já rendeu 19 medalhas olímpicas ao Brasil, mudou o cenário das regatas. Saíram os barcos de quilha mais técnicos e chegaram novos como os skiffs do 49er e os catamarãs do Nacra.  ”A vela ficou mais jovem, atlética e os barcos mais dinâmicos. O desafio para os atletas aumentou, principalmente na parte física”, disse Alex Welter.

”O Brasil tem tradição na vela e um clima onde é possível treinar o ano todo. A modalidade sempre se destacou em resultados nos campeonatos internacionais e olimpíadas. A vela jovem mantém a continuidade da história do Brasil em grandes competições”, contou Alex Welter.

A palestra do campeão olímpico de Moscou 1980 atraiu a curiosidade dos velejadores, que ficaram mais tempo no YCSA para ouvir Alex Welter. A Copa da Juventude 2023 reúne 150 atletas de oito estados nas classes Formula Kite, 420, ILCA, 29er e IQFoil. As regatas seguem até o sábado (4), no Yacht Club Santo Amaro – YCSA.

Nesta quarta-feira (1º) estão programadas pelo menos mais duas regatas para cada classe da Copa da Juventude 2023. O bicampeão olímpico Torben Grael fará uma palestra para os presentes no YCSA.

 

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto com o Ministério do Esporte para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre o YCSA

Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa de Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática da vela. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.

Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.

O Yacht Club Santo Amaro tem 24 mil m² repletos de natureza e é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

 

 

 

 

 

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem