No dia em que alcançará a marca de 100 eprix disputados na Fórmula E, o suíço Sébastien Buemi não deu chances para os adversários e garantiu a Julius Baer Pole Position da corrida 1 de Diriyah, neste fim de semana de rodada dupla na etapa saudita.
Com o tempo de 1min09s345, o piloto da Envision Racing superou os dois carros da equipe de fábrica da Jaguar (a Envision é equipe cliente da fabricante britânica) e na final, travou um duelo acirrado com Jake Hughes, da NEOM McLaren.
“Um sentimento fantástico e foi apenas a sessão classificatória. A temporada passada foi difícil, e foi bom ver que ainda sou capaz de andar rápido”, comentou Buemi antes de receber o prêmio da Julius Baer Pole Position.
“Me sinto bem por não ter cometido nenhum erro nas voltas rápidas durante o classificatório. Com certeza, foi o meu melhor desempenho em um treino classificatório, sendo que essa é apenas a minha segunda corrida pela nova equipe”, completou o suíço, que após oito temporadas como piloto da Nissan/Renault, agora está na Envision.
Como foi o treino classificatório
Sacha Fenestraz (Nissan) começou o Grupo A do treino classificatório com o melhor tempo nos primeiros minutos, seguido por Jake Hughes, Edoardo Mortara (Masareti) e Antonio Félix Da Costa (TAG Heuer Porsche).
Após quatro minutos do início da sessão, Maximilian Guenther (Maserati) bateu e ocasionou uma bandeira vermelha. Após alguns minutos para a retirada do carro do piloto alemão, a sessão classificatória recomeçou, mas a equipe italiana continuou sem sorte e viu Mortara escapar de traseira em uma das curvas quando estava em volta rápida, e se retirar da sessão.
🔴 Red flag here as @maxg_official locks up and suffers a heavy shunt.
Thankfully, Max walks away unhurt. #DiriyahEPrix
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) January 27, 2023
Restando dois minutos para o término da sessão do Grupo A, Oliver Rowland e Lucas di Grassi colocam os dois carros da Mahindra dentro do top-4, assim como um surpreendente Dan Ticktum (NIO 3 Racing). Da Costa se mantém no grupo que avança aos playoffs com sua Porsche.
No final da sessão, Hughes faz a volta mais rápida do grupo e tira o português Da Costa do top-4. Rowland, Ticktum e Di Grassi avançam aos playoffs junto com o piloto da McLaren. Vencedor do EPrix da Cidade do México,prova que marcou a estreia da Era Gen3 na Fórmula E, Jake Dennis ficou com o sexto tempo do Grupo A.
No Grupo B, Sébastien Buemi e Sam Bird começaram como os mais rápidos, seguidos por René Rast (NEOM McLaren) e Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), enquanto os dois pilotos da DS Penske (Jean-Eric Vergne e Stoffel Vandoorne) não fizeram boas voltas nos primeiros minutos.
Estreante do fim de semana, o sul africano Kelvin van der Linde não conseguiu andar rápido o suficiente para deixar a última posição da sessão classificatória, e por muito pouco não acertou o muro com o seu ABT Cupra.
Nos segundos finais, os pilotos começaram a baixar o tempo. Bird conseguiu ser mais rápido que Buemi,ficando em primeiro e deixando o suíço em segundo no Grupo B. Rast também conseguiu voltar no top-4, assim como Evans. Novamente, os dois carros da DS Penske ficam de fora dos playoffs, enquanto o brasileiro Sette Câmara ficou com o sexto melhor tempo do grupo,e largará na 11ª posição do grid.
Nas quartas de final, Ticktum venceu Rowland, enquanto Di Grassi foi derrotado por Hughes e largará em 7º. No duelo de powertrain da Jaguar, a equipe cliente levou a melhor com Buemi superando Evans com sua Envision Racing. Bird por sua vez, colocou sua Jaguar na semi ao vencer Rast.
Na semi, dois duelos duros. Tudo levava a crer que um erro de Hughes na primeira parcial custaria à vitória no duelo com Ticktum, mas na última parcial, o piloto da NIO perdeu a traseira em uma das curvas e com isso, também perdeu a batalha. No outro duelo, Buemi derrotou mais uma Jaguar, superando Bird e indo pra final.
INCREDIBLE DRAMA 🤯@JakeHughesRace snuck through the Duels semi-finals, with @DanTicktum going sideways over the line!#DiriyahEprix pic.twitter.com/A2ZyWOBjw4
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) January 27, 2023
Na final, Buemi superou o tempo de Hughes por seis centésimos e garantiu sua sexta pole position, justamente em seu 100º eprix na carreira. A largada para a corrida 1 do Eprix de Diriyah está prevista para as 14h (horário de Brasília), com transmissão do BandSports.
Your starting grid for the 2023 CORE #DiriyahEPrix 🇸🇦
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) January 27, 2023