Instituto Escolinha de Triathlon é referência em gestão de projetos sociais

Instituição aprimorou metodologia de ensino, capacitou professores, organizou a maior competição de triathlon infantil do continente e atualizou como catalizador de projetos, apoiando outras iniciativas na área

 

Em menos de um ano, o Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões ganhou um papel fundamental como referência na gestão de projetos sociais. A instituição aperfeiçoou e replicou a metodologia de ensino chancelada pela Confederação Brasileira de Triathlon. Também centralizou as ações de especialização de treinadores e atingiu um novo patamar com a organização do Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil, desde a elaboração do evento até a logística de transporte, orientação e supervisão das quase 400 crianças participantes.

Ainda no primeiro semestre, a equipe técnica passou por um curso de capacitação, que tinha como objetivo discutir e aplicar a metodologia de ensino do projeto. No segundo semestre, os esforços voltaram-se para o aperfeiçoamento na organização e logística, com a realização de simulados de triathlon e apoio na organização de eventos-teste. No maior desafio do ano, os professores assumiram a responsabilidade de construir o Campeonato Brasileiro Infantil de Triathlon, trabalhando na estrutura e logística para garantir a participação de 300 crianças de 12 núcleos do projeto, de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. Além delas, outros 100 participantes fizeram da competição um marco para as categorias de base do Brasil.

“O nosso principal objetivo era o Brasileiro Infantil. A competição não só revela os novos talentos do esporte como é fundamental para dar visibilidade e fomentar o interesse pela modalidade. E é uma grande experiência para as crianças”, explica o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. “por isso, investimos todos os esforços nos treinamentos e na capacitação dos professores, sempre com o intuito de melhorar. O Brasileiro Infantil exigiu muita dedicação de todos, e foi realizado com sucesso, deixando a sensação de que fizemos o melhor para as nossas crianças, já que elas puderam disputar uma prova com estrutura de nível mundial. Muitos enfrentaram seus próprios desafios e se superaram, como aqueles que viram o mar pela primeira vez.”

 

Catalizador social

O Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões também assumiu a vocação de catalizador de ações de transformação social por meio do esporte. Em Fortaleza, Ceará, a entidade já usou sua experiência e recursos para apoiar a Escolinha de Triathlon Atitude Atletas, um projeto esportivo que promove a inclusão social de crianças de comunidades carentes da Praia de Iracema.

O Instituto intermediou a captação de patrocínios para a Escolinha de Triathlon Atitude Atletas. Também dispôs de profissionais que ajudaram a desenvolver a iniciativa, calcada na experiência de seis anos do projeto da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, nascido no Paraná e replicado para todo o Brasil.

Graças ao esforço conjunto, o núcleo Pirambu da Escolinha de Triathlon Atitude Atletas já transformou a realidade de 60 crianças e adolescentes da comunidade. O projeto deu acesso a uma estrutura profissional para os treinos, incluindo bicicletas adequadas, uniformes e acessórios de natação e lanches após as atividades. O resultado se refletiu no desenvolvimento físico e emocional da garotada.

 

Metas da ONU 

A formação social também ganhou força com o Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O Instituto se comprometeu com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, realizando atividades alinhadas com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram o programa. Entre os temas abordados ao longo do ano, estiveram a agricultura sustentável, por meio da criação de uma horta comunitária mantida pelas crianças. Além disso, rodas de palestras e conversas abordaram a educação no trânsito, a igualdade entre os gêneros e a prevenção à depressão infantil e adolescente. Os alunos ainda aprenderam técnicas de reaproveitamento da água da chuva, utilizada na limpeza das bikes.

 

O Instituto

O Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi fundado em 2021 como plataforma de apoio a um projeto de seis anos que já é referência na formação de crianças e adolescentes por meio do esporte. O intuito é unificar e expandir ações do projeto em todo o Brasil. A organização não governamental irá centralizar ações voltadas para o desenvolvimento social por meio do esporte em todo o Brasil.

A criação do Instituto é reflexo do sucesso da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Chancelado pela Confederação Brasileira de Triathlon, entidade máxima do esporte no Brasil, como modelo de FOMENTO, o projeto atende hoje 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Comprometido com a Agenda 2030 da ONU, o Instituto também se alinha ao ESG, do inglês Environmental, social and corporate governance, traduzida em português como Governança ambiental, social e corporativa. Trata-se de critérios para mediar ações nos âmbitos ambiental, social e a governança dentro das empresas. Eles englobam as áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero.

 

Saiba mais no site escolinhadetriathlon.com/instituto

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem