Escolinha de Triathlon encerra 2022 como referência em educação e gestão de projetos sociais

Com nova metodologia de ensino e especialização do corpo técnico, núcleos paranaenses do projeto se destacaram no fomento à prática da modalidade entre as crianças

 

Depois de colocar a modalidade “na moda” entre as crianças, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões viveu uma temporada marcada pelos desafios que chegaram junto com a expansão do projeto. Para administrar 360 alunos em sete núcleos, a equipe desenvolveu uma nova metodologia de ensino, passou por cursos de capacitação e cresceu profissionalmente. O trabalho realizado transformou-se em referência para outras iniciativas voltadas para as crianças, refletindo-se no fomento à prática esportiva em todo o Brasil e no desenvolvimento social dos mais jovens.

Dos 920 alunos atendidos pela Escolinha de Triathlon no País, 360 estão nos sete núcleos de Curitiba, cidade natal do projeto. Todos cresceram nesta temporada, aumentando o número de vagas de 40 para 50 nas unidades mantidas pela Prefeitura – Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Oswaldo Cruz e Santa Felicidade – e de 50 para 60 no Colégio da Polícia Militar do Paraná. Todo esse grupo conta com uma equipe de 15 profissionais, entre coordenador, professores e monitores.

Já no primeiro semestre, a equipe passou por um curso de capacitação, que tinha como objetivo discutir e aplicar a nova metodologia de ensino do projeto. No segundo semestre, os esforços voltaram-se para o aperfeiçoamento na organização e logística, com a realização de simulados de triathlon e apoio na organização de eventos como a Virada Esportiva de Curitiba. No maior desafio do ano, os professores assumiram a responsabilidade de construir o Campeonato Brasileiro Infantil de Triathlon, trabalhando na estrutura e logística para garantir a participação de 300 crianças de 12 núcleos do projeto, de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. Além delas, outros 100 participantes fizeram da competição um marco para as categorias de base do Brasil.

“O nosso principal objetivo era o Brasileiro Infantil. A competição não só revela os novos talentos do esporte como é fundamental para dar visibilidade e fomentar o interesse pela modalidade. E é uma grande experiência para as crianças”, explica o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. “por isso, investimos todos os esforços nos treinamentos e na capacitação dos professores, sempre com o intuito de melhorar. O Brasileiro Infantil exigiu muita dedicação de todos, e foi realizado com sucesso, deixando a sensação de que fizemos o melhor para as nossas crianças, já que elas puderam disputar uma prova com estrutura de nível mundial. Muitos enfrentaram seus próprios desafios e se superaram, como aqueles que viram o mar pela primeira vez.”

O capitulo final da temporada de sucesso foi a confraternização organizada na semana passada, reunindo todos os 360 alunos e 15 profissionais dos núcleos paranaenses. O dia foi reservado para um treino especial em clima de gincana, com direito a sorteios de brindes como óculos de natação para ciclismo e corrida e outros itens, além de um lanche no final. “Cuidar de tantos alunos é uma responsabilidade enorme, mas encerramos bem preparados para mais uma temporada”, destacou o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.

 

Metas da ONU na Escolinha

A formação social também ganhou força nos núcleos paranaenses da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto se comprometeu com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, realizando atividades alinhadas com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram o programa. Entre os temas abordados ao longo do ano, estiveram a agricultura sustentável, por meio da criação de uma horta comunitária mantida pelas crianças. Além disso, rodas de palestras e conversas abordaram a educação no trânsito, a igualdade entre os gêneros e a prevenção à depressão infantil e adolescente. Os alunos ainda aprenderam técnicas de reaproveitamento da água da chuva, utilizada na limpeza das bikes.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há sete anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

O Paraná conta com sete núcleos, seis deles em espaços mantidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba: Boqueirão, Centro, CIC, Cajuru, Boa Vista e Santa Felicidade, em espaços mantidos pela Prefeitura de Curitiba. Juntos, os seis núcleos atendem 300 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação Paranaense de Triathlon, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba. Os patrocinadores dos núcleos da prefeitura são Volvo, Uninter e BRQ.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem