Transformação social de crianças marca estreia da Escolinha de Triathlon Atitude Atletas

Primeiro ano da iniciativa do projeto voltado para jovens de 8 a 16 anos trouxe novas perspectivas de vida e talentos descobertos

 

A transformação social foi a mais importante medalha conquistada pela Escolinha de Triathlon Atitude Atletas, entre tantas outras que vieram ao longo do seu ano de estreia. O projeto deu a crianças e adolescentes de Fortaleza acesso a uma estrutura profissional para os treinos, incluindo bicicletas adequadas, uniformes e acessórios de natação e lanches após as atividades. O resultado se refletiu no desenvolvimento físico e emocional da garotada.

A escolinha ajudou a estruturar um trabalho realizado há 17 anos junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na capital cearense. Com o apoio de empresas patrocinadoras e a experiência do Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões, o projeto abriu espaço para mais 60 alunos de 8 a 17 anos. Os uniformes laranja, os equipamentos de ponta, a disciplina e entusiasmo dos alunos nos treinos pelas ruas de Pirambu encantaram e mexeram com a autoestima de toda a comunidade.

Os alunos colecionaram pódios nas competições estaduais, junto aos atletas veteranos da equipe Atitude Atletas: os campeonatos cearenses de Sprint Triathlon, Aquathlon, Duathlon Terrestre e Triathlon Infantil. Em setembro, o 1º Festival Atitude Atletas reuniu todos os integrantes, e as crianças da Escolinha puderam mostrar para a comunidade de Pirambu sua evolução nas técnicas do nada, pedala e corre. O Festival tinha como objetivo fortalecer a integração entre as crianças e os atletas mais velhos, além de gerar uma aproximação maior com a comunidade.

“As crianças da Escolinha de Triathlon tiveram uma evolução bem bacana na natação, o que nos deixa muito felizes. Porque desenvolver a modalidade desde o início no mar é bem diferente de começar na piscina, onde se tem mais visibilidade e controle”, explica o professor Márcio Gonçalves. O desempenho das crianças no ciclismo e na corrida também passou por uma transformação completa. Com a estruturação da Escolinha de Triathlon Atitude Atletas, os alunos ganharam bicicletas de MTB, de uso compartilhado, e tênis novos, e passaram a treinar em piso duro, no calçadão em frente à praia. “Com toda essa transformação, conseguimos enxergar novas possibilidades no nosso trabalho.”

 

Atitude Atletas

O Atitude Atletas foi criado em 2005, com o objetivo de usar o esporte como ferramenta de inclusão social de crianças e jovens moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social, na região da Praia de Iracema. O projeto tem o triathlon como modalidade predominante, mas também está presente em esportes como corrida de rua, pentathlon moderno e maratona aquática.

“Agora com a criação da Escolinha de Triathlon, estamos vendo as famílias empolgadas em ajudar, providenciando a documentação dos alunos, participando de todo o processo. A comunidade abraçou o projeto”, comemora o professor Márcio Gonçalves.

 

A Escolinha de Triathlon

A Escolinha de Triathlon Atitude Atletas atende 60 crianças e adolescentes de 8 a 17 anos no bairro de Pirambu, em Fortaleza. Os alunos são divididos em duas turmas, com quatro aulas semanais de duas horas de duração. O projeto conta com professores e monitores, uniformes e equipamentos de uso compartilhado para todos e distribuição de kit lanche. A escolinha tem execução da Associação Menina Olímpica e captação da BG Soluções Sociais. Os patrocinadores são Dass, Coopershoes, Lunelli, Unitextil, Kolosh, Vicunha, Cerbras, Freitas Varejo, Projeart, iByte, Haco, Ruberloss e Catatau.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem