Superação marca temporada de projeto social para crianças em Caucaia

Superação é a palavra que define a temporada 2022 da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Caucaia. Em seu terceiro ano na cidade, o projeto viu alunos rompendo barreiras pessoais para se desenvolver no esporte. E proporcionou experiências inéditas, em competições estaduais e nacionais, para os jovens talentos descobertos na comunidade.

Escolinha de Triathlon celebra terceiro ano na cidade vendo alunos romper barreiras e se desenvolver no esporte e na vida

 

Superação é a palavra que define a temporada 2022 da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Caucaia. Em seu terceiro ano na cidade, o projeto viu alunos rompendo barreiras pessoais para se desenvolver no esporte. E proporcionou experiências inéditas, em competições estaduais e nacionais, para os jovens talentos descobertos na comunidade.

O símbolo da superação em Caucaia tem nome e sobrenome: Carla Ariadna. Depois de passar por um trauma na infância, a aluna desenvolveu fobia de água, e teve que lutar contra o medo para aprender a nadar e se tornar triatleta. Após um ano de muita conversa, treino e paciência, Carla e a piscina fizeram as pazes.

“Eu acompanhei a Carla desde o início dela aqui, há quase um ano. Ela não conseguia nem colocar o rosto na água, de pé na piscina. Conversamos muito, fomos amadurecendo a questão. E quando eu a vi nadando pela primeira vez, depois de todo esse tempo, não dá nem pra descrever a sensação. Meus olhos se encheram de lágrimas. É maravilhoso”, celebra a professora Isabelle Ribeiro, do núcleo Caucaia da Escolinha de Triathlon. “Ainda temos muito o que trabalhar, mas a evolução dela já é enorme. E a Carla pedala e corre muito bem.”

Para os talentos descobertos no projeto, o ponto alto do ano foi a possibilidade de disputar competições estaduais em diferentes provas, como o duathlon aquático, o duathlon terrestre, o aquathlon e o sprint triathlon. A experiência em situações de prova, com o desenvolvimento de valores importantes como resiliência, dedicação, lidar com derrotas e vitórias e o trabalho em equipe, é um dos focos do projeto.

O ápice do ano foi a participação da jovem Rihanna Rodrigues nos Jogos Escolares Brasileiros, no Rio de Janeiro, representando o Ceará e a Escolinha de Triathlon. “É um evento magnífico, só quem esteve lá entende a sua grandiosidade. Ter nos Jogos uma aluno nossa é um marco muito grande, para mim como professora, para ela e para o projeto. Porque se não fosse pela Escolinha, a Rihanna não teria tido essa oportunidade”, destaca a professora Isabelle Ribeiro. “O evento abriu nosso olhar sobre o esporte escolar, sobre as oportunidades que os alunos podem ter por meio da Escolinha. E os outros alunos se empolgaram com a experiência dela, querem se dedicar ainda mais, em 2023, para ter essa chance, no esporte.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

As ações seguem o compromisso do projeto com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, na Agenda 2030. Entre esses objetivos, estão a proteção à vida marinha e à vida terrestre, assim como ações globais de combate à mudança climática.

Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica da Escolinha de Triathlon segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores. Também faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da prefeitura de Caucaia. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem