Instituto de Triathlon coordena Campeonato Brasileiro Infantil e fomenta categorias de base

Projeto mobilizou treinadores e atletas de 12 núcleos pelo País para a competição disputada no último domingo (20) no litoral paranaense

 

A edição 2022 do Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil e Infanto-Juvenil deu um passo fundamental no fomento à base da modalidade, neste domingo (20). Com recorde absoluto de 380 crianças de 12 estados do País, a competição mostrou um nível de organização só visto nos grandes eventos nacionais e internacionais. E apontou, no pódio, os próximos grandes tantos do esporte no Brasil. Todo o trabalho contou com a coordenação do Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

A realização do Brasileiro Infantil começou quase um ano antes, com a busca de patrocinadores, reuniões com órgãos públicos, capacitação de profissionais em primeiros socorros e salvamento aquático e montagem de toda a logística para o transporte de atletas, bicicletas e equipamentos. Trabalhando em conjunto com o Governo do Estado do Paraná, as prefeituras de Matinhos e Curitiba, O Instituto Escolinha de Triathlon usou a experiência na gestão de 18 núcleos da Escolinha pelo País. Mais de 20 profissionais do projeto atuaram na prova, desde o início do trabalho até a realização no domingo.

A competição também marcou a história das Escolinhas com um número recorde de 300 alunos de Joinville, Curitiba, Campinas, Itu, Jundiaí e Ceilândia, representando mais da metade dos atletas na disputa. Foi a maior adesão do projeto ao Brasileiro Infantil, desde a primeira participação, em 2015.

“Nosso objetivo era trazer a todas as crianças e adolescentes a experiência de uma prova com todos os requisitos de um evento de nível mundial na organização. Vimos o brilho no olhar de todas elas. Para a Escolinha de Triathlon, foi uma enorme satisfação proporcionar esse momento a todos”, destacou Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

 

Segurança e presença olímpica

Divididos em categorias por faixa etária, competidores de 8 a 15 anos enfrentaram percursos de de 100m a 400m de natação, 1,25km a 10km de ciclismo e 500m a 2,5km de corrida na Praia Mansa de Caiobá, no litoral paranaense. Além dos 380 triatletas mirins, um público estimado em 5 mil pessoas, entre familiares e amigos, movimentou a cidade de Matinhos, com sotaques dos quatro cantos do Brasil, do Acre até Santa Catarina.

A segurança foi um dos pontos fortes da competição. Um staff de 140 pessoas, entre salva-vidas, bombeiros, membros do departamento, seguranças, árbitros, treinadores e profissionais técnicos trabalhou no evento. Já no sábado (19), dois triatletas olímpicos fizeram a ambientação da criançada no mar. Armando Barcellos, vice-presidente da Confederação Brasileira de Triathlon, e Juraci Moreira, idealizador da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, conversaram com os pequenos e fizeram o último treino para a prova. No domingo (20), seis caiaques, dois barcos e um grupo de dez “anjos”, atletas de alto rendimento com capacitação em salvamento aquático, reforçaram o apoio aos triatletinhas na água.

“Ter quase 400 crianças competindo era uma utopia há alguns anos. Essas são as sementes que estamos plantando para colher grandes campeões nos próximos Jogos Olímpicos. O desenvolvimento do triathlon infantil é um dos pilares da Confederação Brasileira de Triathlon”, comemorou Armando Barcellos, ex-triatleta olímpico e hoje vice-presidente da CBTri. “Dar a chancela à Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi uma tacada muito boa tanto para o projeto como para a CBTri, uma combinação da seriedade do nosso trabalho com a seriedade do trabalho do Juraci Moreira. É uma parceria que vai gerar muitos bons frutos para as categorias de base da modalidade.”

 

Legado para o triathlon infantil

A participação recorde de quase 400 competidores é um termômetro do interesse dos mais jovens pelo triathlon. E, com a edição 2022 do Brasileiro Infantil, a tendência é ter ainda mais crianças e adolescentes ingressando no esporte. Uma amostra disso é a explosão da procura pela modalidade junto à Escolinha de Triathlon Formando Campeões, já nesta segunda-feira (21).

“É um prazer enorme presenciar um evento tão grande para as crianças. O triathlon Infantil está crescendo muito, e isso mostra o resultado do meu trabalho sendo bem realizado, e o resultado do trabalho também de outras pessoas, outros projetos sociais”, apontou Juraci Moreira, idealizador da Escolinha. “A têndência é ter mais crianças do que adultos competindo nas provas, e é isso o que eu quero, colocar mil crianças numa competição. Nós já demos o primeiro passo. Agradeço muito aos patrocinadores, as federações e o staff da Escolinha. Não foi fácil trazer 300 atletas para Caiobá, e todos trabalharam juntos. Esse é o caminho.”

 

Resultados

8 a 9 anos masculino
1. Dante Alves Gaspar – 10min41 – Escolinha de Triathlon Cajuru
2. Carlos Eduardo Paisani Peruci – 12min15 – Escolinha de Triathlon Santa Felicidade
3. Arthur Martins Leite – 12min26

8 a 9 anos feminino
1. Dara Graudin Daniel – 12min19 – Escolinha de Triathlon Joinville
2. Maria Júlia Freitas Schutz – 12min44
3. Isadora Gonçalves Hempel – 13min33 – Escolinha de Triathlon Boqueirão

10 a 11 anos masculino
1. Henrique Vieira Karuta – 15min47 – Escolinha de Triathlon CPM
2. Davi Eduardo Nardino – 16min12 – Escolinha de Triathlon CPM
3. Samuel Costa – 16min27

10 a 11 anos feminino
1. Lara Beatriz Abreu Borges Cunha – 15min56
2. Graziele Tainá Licheski – 17min48
3. Valentina Barbarotto Zanoni – 17min52

12 a 13 anos masculino
1. Alejandro Juanuk – 25min07
2. Arthur de Castro Ribeiro – 25min38 – Escolinha de Triathlon CPM
3. Miguel Vieira Ugione – 25min53

12 a 13 anos feminino
1. Ana Cláudia Barros Siqueira – 26min20
2. Ana Júlia Abreu Borges Cunha – 27min42
3. Luísa Vilha Ribas – 29min24 – Escolinha de Triathlon CIC

14 a 15 anos masculino
1. Lucas Sobreda Bertoluci – 37min48
2. Marlon Ramos Castro – 41min16 – Escolinha de Triathlon CIC
3. Allan Winicios Straube – 41min36 – Escolinha de Triathlon Boa Vista

14 a 15 anos feminino
1. Dina Cláudia Barros Siqueira – 43min57
2. Maria Luiza Simão de Oliveira – 47min39
3. Isabela Odevagen Michaliszyn – 47min50 – Escolinha de Triathlon Joinville

 

O Instituto

O Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi fundado em 2021 como plataforma de apoio a um projeto de seis anos que já é referência na formação de crianças e adolescentes por meio do esporte. O intuito é unificar e expandir ações do projeto em todo o Brasil. A organização não governamental irá centralizar ações voltadas para o desenvolvimento social por meio do esporte em todo o Brasil.

A criação do Instituto é reflexo do sucesso da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Chancelado pela Confederação Brasileira de Triathlon, entidade máxima do esporte no Brasil, como modelo de FOMENTO, o projeto atende hoje 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Comprometido com a Agenda 2030 da ONU, o Instituto também se alinha ao ESG, do inglês Environmental, social and corporate governance, traduzida em português como Governança ambiental, social e corporativa. Trata-se de critérios para mediar ações nos âmbitos ambiental, social e a governança dentro das empresas. Eles englobam as áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero.

 

Saiba mais no site escolinhadetriathlon.com/instituto

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem