Fórmula E anuncia novo regulamento esportivo

Além da chegada do Gen3, a categoria de monopostos elétricos terá novidades quanto ao desenvolvimento das provas

A Fórmula E e a FIA – Federação Internacional de Automobilismo anunciaram nesta sexta-feira (18) em Londres, no Reino Unido, uma série de atualizações no regulamento esportivo para a 9ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E, após a aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.

Duração das provas por volta ao invés de tempo:

A duração das corridas será definida em total de voltas, ao invés de utilizar o período de tempo, como aconteceu nas últimas temporadas. Para manter a consistência com a mudança para voltas, as interrupções do Safety Car e Full Course Yellow (bandeira amarela por todo circuito) nas corridas serão recompensadas por voltas adicionais, substituindo o recurso de tempo adicional.

Attack Charge será introduzido em corridas selecionadas no decorrer da 9ª temporada:

A Fórmula E e a FIA têm trabalhado com parceiros tecnológicos estratégicos para desenvolver capacidades pioneiras de bateria e carregamento, os quais permitirão que os novos carros Gen3, os quais são menores, mais rápidos e mais leves, possam receber um impulso de energia durante a corrida.

Essa colaboração resultou no desenvolvimento de uma bateria capaz de receber 4kWh de energia em 30 segundos – a bateria EV mais avançada do mundo atualmente – fornecida por um booster de 600kW.

O Attack Charge será uma parada obrigatória de 30 segundos durante um período pré-determinado na corrida, o qual desbloqueará dois períodos aprimorados do Attack Mode a serem implantados mais tarde na prova, onde a potência dos Gen3 aumentará de 300kW para 350kW.

O Attack Charge está programado para ser testado em corridas selecionadas no decorrer da 9ª temporada. O formato já existente do Attack Mode, o qual consiste em um aumento de energia temporário ativado pelos pilotos durante as corridas, será mantido durante as etapas em que o Attack Charge não for implementado. Já o Fanboost será descontinuado e não aparecerá na 9ª temporada.

Pilotos novatos ganham nova janela de oportunidade para impressionar:

Cada equipe deve completar pelo menos duas sessões de Treino Livre 1 durante a temporada com um piloto que nunca competiu no campeonato. O objetivo é dar aos pilotos promissores a oportunidade de experimentar as qualidades únicas da Fórmula E, e contribuir para o progresso da equipe.

Jamie Reigle, CEO da Fórmula E, disse:

“A atualização do nosso regulamento esportivo é a evidência da evolução contínua e do impacto positivo do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E para pilotos, equipes, parceiros e fãs no mundo dos EVs de consumo. A combinação de aprimoramentos esportivos, uma mudança radical no desempenho do carro, tecnologia de bateria de ponta e a inovação do Attack Charge tornará nossas corridas mais competitivas e divertidas, ao mesmo tempo em que mostra o futuro do desenvolvimento de veículos elétricos. Este é o cerne do que a Fórmula E pretende alcançar e estamos ansiosos para ver a nova geração ganhar vida na 9ª temporada”.

Alberto Longo, Co-Fundador e diretor do campeonato da Fórmula E, disse:

“Estamos criando as condições perfeitas para que os melhores pilotos e equipes tenham sucesso e vençam. Mudar a duração das provas para voltas permite às equipes um maior grau de planejamento de estratégia de corrida. A introdução do Attack Charge nas corridas no final da temporada adicionará uma dimensão totalmente nova à estratégia de corrida para as equipes e ao interesse dos fãs. Também estamos nos preparando para o futuro com a oportunidade de os pilotos novatos se sentarem no cockpit e mostrarem o que podem fazer”.

Pablo Martino, Chefe de assuntos esportivos da FIA Fórmula E, disse:

“Aproveitando uma 8ª temporada bem-sucedida, agora fizemos pequenas modificações no formato de corrida, enquanto nos esforçamos para levar o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E a um público cada vez mais amplo, incentivando as equipes a testar novos talentos. Com o advento do aguardado Gen3, um grid de 22 carros com marcas icônicas do setor automotivo e alguns dos melhores pilotos do esporte, estou confiante de que a nova era da Fórmula E será brilhante”.

O Gen3 é o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído. Ele vai estrear na Rodada 1 do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E na Cidade do México em 14 de janeiro de 2023.

 

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato – media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 

Compartilhe

Mais posts

Nos envie uma mensagem