Brasileiro de Triathlon Infantil terá “anjos” especializados em salvamento aquático

Atletas da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões fizeram curso de capacitação para apoiar as crianças na disputa

 

Os triatletas mirins em disputa no Brasileiro de Triathlon Infantil terão o apoio de anjos da guarda especializados, no dia 20. Os atletas da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões ajudarão a monitorar as crianças durante a etapa de natação, nas águas da Praia Mansa de Caiobá, no litoral paranaense. E, para garantir a máxima segurança aos pequenos, passaram por um curso de capacitação em salvamento aquático e primeiros socorros.

É a segunda vez que os atletas do grupo de alto rendimento “mudam de lado”, trocando a emoção das disputas nacionais e internacionais pelo apoio aos competidores. Em 2021, eles ganharam destaque ao cuidar dos pequenos na entrada e saída do mar. Neste ano, com o curso de capacitação, eles ganham mais conhecimento técnico para garantir a segurança dos triatletinhas. Na programação, temas como tipos de afogamento, métodos de abordagem e retirada do afogado da água, primeiros socorros e RCP, a ressucitação cardiopulmonar.

“Queremos que eles tenham plena capacidade de resolver os problemas que possam aparecer durante a prova, e que possam fazer um trabalho preventivo com as crianças, na água”, destaca o coordenador técnico do projeto, Ricardo Júnior Cardoso.

Além dos seis atletas da Seleção, toda a equipe de professores da Escolinha de Triathlon Formando Campeões passou pelo treinamento. O objetivo é reforçar a segurança dos alunos durante as aulas na piscina, no dia a dia. O curso foi ministrado por Carlos Ernesto Borges de Macedo, um dos treinadores do projeto, com especialização na área, e Thalyta Christine Schlottag de Macedo.

O Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil será disputado no dia 20, em Caiobá, no litoral paranaense. A competição deve reunir mais de 400 crianças de todo o Brasil. Grande vitrine para o futuro do esporte no Brasil, é também o principal objetivo do ano para a Escolinha de Triathlon, que terá alunos de 12 dos 18 núcleos na disputa, vindos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os seis alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Gabriel Lechetta, Vinícius Avis Sant’Ana e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.

O projeto tem execução da Federação Paranaense, apoio da Prefeitura de Curitiba e da Componente. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Electrolux.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem