I Festival de Vela em Búzios (RJ) termina com mais de 100 velejadores

Mais de 100 velejadores se reuniram na competição realizada na Praia de Manguinhos, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro

No último final de semana, de 4 a 6 de novembro, foi realizado o I Festival de Vela em Armação dos Búzios (RJ).

Foram dois dias de regatas, muitos barcos nas águas da Praia de Manguinhos e forte adesão dos velejadores locais: o evento cumpriu sua missão e colocou a cidade novamente no calendário de eventos oficiais da vela nacional. 

Com boa participação de atletas locais – 12 classes, 68 embarcações e mais de 100 velejadores presentes –, a organização avaliou positivamente o Festival e já confirmou que ele volta em 2023.

A competição nasceu da parceria entre a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a Prefeitura e a Secretaria de Turismo e Esporte de Armação dos Búzios, com o objetivo de fomentar a vela na cidade e promover o local como referência para a realização de eventos náuticos.

Na disputa do Festival, o público buziano pôde acompanhar de perto as classes Wingfoil, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, Hobie Cat Wave, Dingue, ILCA, Daysailer, Optimist, Flash 165, Batera Búzios, Windsurf Open (equipamento liberado) e Bico de proa. 

Entre velejadores amadores e experientes, nomes notáveis da vela nacional, como o do atleta olímpico Ricardo Winicki, o Bimba, e Albert Carvalho, que já representou o Windsurf brasileiro em competições internacionais.

”Búzios é uma das melhores raias do Brasil, que exige técnica e tática dos velejadores. É um local muito forte de vento, precisa trabalhar o corpo e o físico. Todos os campeões, como Torben Grael, elogiam essa raia”. 

”É uma felicidade muito grande voltar a ter uma competição na cidade. Parabenizo a CBVela pela escolha e a opção de colocar regatas em locais fora dos grandes centros. É muito importante desenvolver a vela em todo o país!”, celebrou Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela.

”Esse Festival possui o intuito muito legal de confraternizar, trazer a galera jovem para a vela e também reunir os familiares e a comunidade náutica. É um modelo de competição muito importante, que coloca velejadores na água e também envolve a comunidade local para a organização”, afirmou Pedro Bulhões, velejador e comodoro do Búzios Vela Clube, que sediou o evento.

O final de semana de sol, com ventos médios a fortes, contribuiu para o sucesso do evento. Com o clima favorável, mais de 100 velejadores estiveram na água, que definiu nas duas regatas de domingo os grandes vencedores das 12 classes em disputa. No sábado, a flotilha já havia corrido três regatas, que também contaram para o resultado final.

No entanto, o grande prêmio foi para Búzios, que se fortaleceu como um local referência para velejar e estimulou o esporte entre os jovens da região para encontrar novos talentos, que podem desenvolver uma carreira profissional na modalidade.

”Uma excelente iniciativa da CBVela e da Prefeitura, mas sem a presença do público e dos competidores o sucesso também não teria sido possível. Muito obrigado a todos que participaram, o evento foi lindo, muito tranquilo e com a ajuda de São Pedro!”, disse o velejador Ricardo Fernandes, campeão na classe Hobie Wave e um dos organizadores do Festival.

Foto: Fred Hoffmann | CBVela

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

 

 

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem