Campeonato Panamericano de Triathlon revela futuro do esporte brasileiro

Atletas do grupo de pré-alto rendimento da Escolinha de Triathlon Formando Campeões vão ao pódio da competição em Montevidéu, neste domingo (30)

 

Uma nova geração de talentos brasileiros do esporte está vindo aí. Integrantes do grupo de pré-alto rendimento da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, Angelina Carvalho e Ana Carolina Licheski fizeram uma dobradinha no pódio do Campeonato Panamericano de Triathlon, neste domingo (30), com medalhas de prata e bronze na categoria Youth. A competição disputada em Montevidéu, Uruguai, definiu os melhores atletas e equipes do continente americano em 2022.

A categoria Youth é considerada a porta de entrada para os triatletas em busca de um lugar na elite do esporte. E o grupo de pré-alto rendimento da Escolinha de Triathlon, com integrantes numa fase intermediária de desenvolvimento, mostrou o resultado de um sólido trabalho de renovação da base da modalidade. Além das meninas, João Vítor Vicente de Souza se destacou com o sexto lugar. A prova foi foi disputada na distância super sprint, com 375m de natação, 10km de ciclismo e 2,5km de corrida.

“Ficamos muito felizes pela participação e a vontade de todos os atletas. Essa competição era um dos objetivos do ano. As meninas fizeram bonito na categoria Youth, o João Vítor também”, comemorou o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. “Também quero destacar o sétimo lugar do Vinícius, da nossa equipe de alto rendimento, na categoria Júnior. Foi um excelente resultado numa categoria muito concorrida.”

 

Elite do triathlon das Américas

A disputa do Panamericano de Triathlon foi aberta no sábado (29) para os principais nomes da modalidade nas Américas. O Brasil mostrou superioridade entre as mulheres na elite, com Luisa Baptista e Vittoria Lopes dominando o pódio em primeiro e segundo lugar. Na categoria Sub-23, Antônio Bravo ficou com a prata. Atleta da Seleção Escolinha de Triathlon, Vinícius Sant’Ana garantiu a sétima posição. O time brasileiro ainda venceria a prova de revezamento misto.

Resultados do Panamericano de Triathlon

Júnior masculino
1. Mathis Beaulieu (CAN) – 55min45
2. Braxton Legg (EUA) – 56min21
3. Yael Melendez (MEX) – 56min31
7. Vinícius Sant’Ana (BRA | Seleção Escolinha) – 57min16 
21. João Vítor Mazorca (BRA | Seleção Escolinha) – 58min55 

Júnior Feminino
1. Noemie Beaulieu (CAN) – 1h06min31
2. Faith Dasso (EUA) – 1h06min56
3. Maria Faraudo (MEX) – 1h07min07
13. Amanda Moro (BRA | Seleção Escolinha) – 01h10min21

Youth masculino
1. Bautista Arbizu (ARG) – 30min35
2. Andy Peralta (EQU) – 31min03
3. Igor Meira (BRA) – 31min44
6. João Vítor Vicente de Souza (BRA | Pré-AR Escolinha) – 33min32

Youth feminino
1. Maria Clara Cunha (BRA) – 35min38
2. Angelina Carvalho (BRA | Pré-AR Escolinha) – 40min29
3. Ana Carolina Licheski (BRA | Pré-AR Escolinha) – 41min26

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há sete anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende 60 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Astra, Rede Condor, Thales, Enaex Brasil, Veneza e Golfleet.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem