Projeto social de triathlon revela talentos da modalidade em Ceilândia

Escolinha de Triathlon Formando Campeões apoia crianças que veem o esporte como uma chance de mudar suas vidas

 

O triathlon vem se mostrando uma poderosa ferramenta de transformação social em Ceilândia. Referência nacional na formação de crianças e adolescentes, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões usa valores do esporte como disciplina, respeito, dedicação e trabalho em equipe para promover mudanças positivas na comunidade. De quebra, aponta talentos da modalidade, como Ana Júlia Carvalho.

Aos 11 anos, Ana Júlia já é um dos destaques do projeto. Mostrando muita habilidade no pedal e na corrida, ganha não só das outras meninas como também dos meninos. Foi por meio do esporte que ela conseguiu abandonar a depressão e o comportamento agressivo, consequências de uma realidade difícil com a prisão do pai. Hoje, vê no triathlon uma profissão. A modalidade ainda é paixão e talento de família. Seu irmão, Kallebe, também chama a atenção nos treinos da Escolinha.

“A Ana Júlia é uma menina talentosíssima, tem um biotipo extraordinário para a corrida e o pedal. Também é muito inteligente e atenciosa, tem tudo para crescer. Quer ser triatleta profissional e vai batalhar por isso”, elogia o professor Nildomar Valadares.

“Ela era muito triste e deprimida, nervosa. Seu comportamento mudou completamente depois de entrar para a Escolinha de Triathlon”, confirma a mãe, Daiane Alves Nunes.

Mais do que ensinar as técnicas das três modalidades do triathlon e promover um estilo de vida saudável, o projeto desenvolve aspectos socioemocionais das crianças. “Com as aulas de triathlon, nós ajudamos a diminuir a ansiedade e o estresse e damos mais estabilidade emocional à garotada”, destaca o professor Nildomar Valadares, do núcleo Ceilândia.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Ceilândia, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 15 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Esco.t Escolinha de Talentos e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal. A Electrolux e a Brasal são as patrocinadoras do projeto.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem