As estratégias de Sergio Batarelli para levar Esquiva Falcão ao título mundial de boxe

O combate valendo o título mundial da categoria dos pesos-médios deve ser anunciado para o primeiro semestre de 2023

Manager de Esquiva Falcão desde o início da carreira do pugilista capixaba no boxe profissional, Sergio Batarelli acredita que seu lutador está pronto para o grande desafio que aguarda há anos: a disputa do título mundial dos pesos médios.

O brasileiro medalhista olímpico em Londres-2012 está no boxe profissional há quase dez anos, e tem uma carreira de sucesso até o momento: foram 30 lutas e todas com resultado positivo. 

Invicto, Esquiva Falcão é atualmente o número 1 no ranking da IBF – Federação Internacional de Boxe, o que lhe deu a tão sonhada oportunidade de desafiar o cazaque Gennadiy Gennadyevich Golovkin, ou GGG como é conhecido.

Sergio Batarelli, que sempre orientou Esquiva Falcão nas escolhas de seus desafios ao longo da carreira, projetou a luta entre seu boxeador e GGG como o evento perfeito para que o capixaba pudesse mostrar ao mundo o seu talento.

Agora a luta finalmente está oficialmente confirmada tanto pela IBF quanto pela WBA – Associação Mundial de Boxe. 

”É a coroação de um trabalho que começou há dez anos quando passei o Esquiva para o boxe profissional. Eu sempre disse que teríamos que ter muita paciência. Falei que teríamos que controlar a ansiedade, principalmente quando você começa a ver outros que começaram depois de você tendo oportunidades”, explicou Sergio Batarelli, que além de manager de Esquiva Falcão, é CEO do Boxing For You, principal competição de boxe da América Latina.

”Tudo tem o momento certo, tem o momento de amadurecimento, e acredito que o Esquiva está pronto para lutar pelo título. Ele já lutou em vários lugares do mundo, já enfrentou adversários de todos os tipos”.

Para Sergio Batarelli, o estilo de luta de GGG pode até mesmo ajudar Esquiva Falcão. Além disso, a diferença de idade entre os dois lutadores (o cazaque tem 40 anos, oito a mais que o brasileiro) pode ser uma vantagem considerável a favor de seu atleta.

”O GGG é fácil? Não, não é, é um adversário duro. Mas ele já passou da curva de ascensão, já passou da idade e já está bem financeiramente e por isso, não tem mais aquele sangue nos olhos. Isso conta a favor do Esquiva”.

”O jogo do GGG encaixa no jogo do Esquiva, porque ele é um lutador agressivo que vai para cima. O Esquiva é um lutador técnico ao extremo e joga muito no contragolpe, então isso o favorece”.

A luta entre Esquiva Falcão e GGG ainda não tem data marcada. O combate valendo o título mundial da categoria dos pesos-médios deve ser anunciado para o primeiro semestre de 2023, já que o pugilista cazaque fez a defesa do cinturão recentemente, contra Saul ‘Canelo’ Alvarez e por isso, não deve voltar aos ringues este ano.

Preparação começou 

Esquiva Falcão deve voltar aos Estados Unidos ainda neste ano para fazer o camp de treinamento com Robert Garcia. O manager do pugilista brasileiro também acredita na qualidade do treinador de seu lutador, e que por conta disso, Esquiva Falcão estará pronto tanto fisicamente quanto tecnicamente para o combate diante do GGG.

”O Esquiva precisa estar bem fisicamente e tecnicamente para lutar 12 rounds se for o caso. E eu não tenho dúvidas que ele vai estar pronto, porque o treinador dele é o Robert Garcia, que essa semana completou 50 lutas ganhas em disputas de títulos mundiais. É um dos melhores treinadores da atualidade”.

”Trata-se de um treinador experiente, que treinou grandes lutadores, incluindo o irmão dele Mike Garcia, que era um dos maiores da nossa época e ganhou muito dinheiro”.

Para Sergio Batarelli, esse é um momento de coroação de seu trabalho como manager de dois dos maiores talentos do boxe brasileiro na atualidade, superando as críticas e cumprindo a promessa feita a seus atletas: de que teriam a oportunidade de lutar pelo título mundial.

”Eu entrei como manager, acabei virando promotor também, e agora me coroei. Tinha dois lutadores profissionais para os quais prometi que os levaria ao título mundial, e que ganhar o título não iria depender de mim e sim de cada um deles. E conseguimos”, explicou Sergio Batarelli.

”Foi assim com o Robson Conceição, que lutou com o Valdez. Uma pena que meteram a mão, porque ele ganhou aquela luta. E enquanto todo mundo ficou xingando pela internet, fui ao Conselho Mundial de Boxe e fiz uma reclamação por escrito, e com isso conquistamos  a oportunidade dele disputar uma eliminatória, onde venceu e ganhou a chance de lutar pelo título mundial outra vez. E agora, chegou a vez do Esquiva”.

Esquiva terá a chance de entrar no hall de lutadores brasileiros que conquistaram um título mundial no boxe, do qual fazem parte Éder Jofre, Acelino Popó Freitas, Miguel de Oliveira, Waldemir ‘Sertão’ Freitas e Patrick Teixeira.

Nome recorrente nos cards do Boxing For You – principal competição de boxe da América Latina, Esquiva Falcão já participou de quatro edições do evento, nas quais sempre foi um dos protagonistas e, obviamente, venceu todos os confrontos.

O capixaba Esquiva Falcão fez sua última apresentação no Boxing For You 11 realizado em 29 de maio, em São Paulo (SP), contra o argentino Cristian Fabian Ríos, vitória por decisão unânime. 

——————–

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

 

 

 

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem