Vela brasileira disputa último dia do Sul-Americano de Optimist com chances de pódio

Nova geração da vela brasileira está com oito velejadores entre os 10 primeiros do campeonato

O Campeonato Sul-Americano Optimist 2022 termina nesta sexta-feira (14) no Iate Clube do Rio de Janeiro. As regatas finais para pequenos atletas de 7 a 15 anos começam a partir de 12h e a flotilha nacional tem chances reais de pódio. Entre os dez primeiros colocados, oito são brasileiros. A liderança é dos brasileiros Felipe Strassburger, seguido por Arthur Back e Joana Freitas após oito regatas.

As provas começaram na segunda-feira (10) na Baía de Guanabara e a competição conta com 165 atletas mirins de 15 países do continente. Além dos primeiros colocados, a vela brasileira colocou 25 velejadores na Flotilha Ouro.

Atletas de 7 a 15 anos disputam as regatas
Atletas de 7 a 15 anos disputam as regatas. Foto: Sail Station

O Optimist é uma embarcação de introdução à vela com milhares de participantes no mundo todo. No Brasil, os campeonatos de base levam mais de 200 atletas geralmente. Por isso, clubes tradicionais da modalidade investem na formação de seus pupilos.

”Há anos não tínhamos um resultado tão expressivo! Temos mais de 20 atletas na flotilha ouro, sendo que 12 estão indo para o último dia de competição entre os Top 15. Os treinamentos e preparação no CT da CBVELA, que fica na Marina da Glória, com equipamentos e profissionais de ponta estão sendo essenciais para essa campanha”, disse Jônatas Gonçalves, gerente administrativo da CBVela.

Link de resultados

A CBVela – Confederação Brasileira de Vela está envolvida na formação dos futuros campeões da modalidade no país. O resultado inédito e muito promissor da vela jovem brasileira que mostra graças a parceria da CBVela, Optibra – Associação Braisleira da classe Optimist, Comitê Brasileiro de Clubes – CBC e da Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento – SNEAR do Ministério da Cidadania.

Os representantes do Sul-Americano de Optimist fizeram treinamentos no Núcleo de Base – NEBAR da CBVELA/SNEAR mediante ao convênio 92023/2021. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebeu as crianças e adolescentes em seções de atividades monitoradas por treinadores.

O projeto, que entrou em vigor em dezembro de 2021, pretende que os jovens atletas se aperfeiçoem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Brasil é bronze por equipes

A equipe brasileira ficou na terceira colocação do Sul-Americano 2022 por equipes. O título ficou com o Peru formado por Isabella Suazo, Arantza Valdibieso, Ana Sofia Bedoya, Stefano Moy e Salvador Marchena. A equipe dos Estados Unidos, com os velejadores Finnegan Grainger , Wylder Smith, Cooper Keeves, Emilio Boanegra e Beck Brill, foi o vencedor da Nations Cup, competição disputada por equipes da América Central e do Norte.

Para chegar ao título, o Peru (1) passou a vencer times do Uruguai (1) e do Brasil (1). Em seguida, foi superado pela Argentina (2) e vencido pelo Chile (1). Na semifinal, venceu a seleção brasileira (2), que terminou em terceiro lugar. Na disputa pelo título, o Peru venceu as duas regatas contra a seleção argentina (2), em uma revanche da final de 2021, em Mar del Plata. Na ocasião, a Argentina venceu por 2 a 1.

A competição por equipes contou com a participação de 16 equipes representando Argentina (3), Brasil (3), Chile (3), Equador (1), Peru (1) e Uruguai (1). A Copa das Nações foi disputada por Bahamas (1), Bermudas (1), Canadá (2), Estados Unidos (3) e Porto Rico (1). Cada país pode inscrever no máximo três equipes.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem