Escolinha de Triathlon promove educação ambiental para crianças em Aquiraz (CE)

Escolinha de Triathlon promove educação ambiental para crianças em Aquiraz

A natureza muitas vezes é o cenário do ‘nada, pedala e corre”. Por isso, o esporte funciona como propulsor do desenvolvimento sustentável.

Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Aquiraz (CE), as crianças têm contato frequente com as dunas e matas locais, e aprendem sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Alguns treinos de corrida dos triatletas mirins são realizados próximo ao Rio Catu, uma extensa área de preservação ambiental composto por dunas, manguezais e mata de tabuleiro.

Diante da quantidade de resíduos abandonados nesses locais, o professor Giovanni Morano passou a incluir nas aulas algumas ações básicas de conscientização ambiental.

“Sempre converso com eles sobre manter o local de treino limpo e não jogar papéis no chão, por exemplo, principalmente quando estamos na natureza”.

”Algumas vezes, antes de começar a correr, fazemos uma limpeza na área. São movimentações simples, mas que já começam a criar neles uma consciência ambiental”, explica o professor Giovanni Morano, do núcleo Aquiraz da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

As ações seguem o compromisso do projeto com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, na Agenda 2030. Entre esses objetivos, estão a proteção à vida marinha e à vida terrestre, assim como ações globais de combate à mudança climática.

Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica da Escolinha de Triathlon segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores. Também faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Aquiraz, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aquiraz. Os patrocinadores são Vestas, Electrolux e Cegás.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem