L’Étape Brasil by Tour de France terá 3.600 ciclistas neste domingo (25)

Maior prova de ciclismo de estrada da América Latina chega à sua oitava edição em Campos do Jordão (SP)

O L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander terá mais de 3.600 ciclistas de todo o país e do exterior pedalando nas ruas e estradas de Campos do Jordão (SP) e cidades da região como Santo Antônio do Pinhal.

A prova é considerada a maior da América Latina e chega à sua oitava edição neste domingo (25). 

A primeira largada do percurso de 107 quilômetros está marcada para as 6h. Serão 12 tiros de partida para 300 ciclistas em cada. O L’Étape tem também a versão mais curta de 66 quilômetros. A expectativa é que os primeiros colocados cheguem após 3 horas e 40 de pedal.

Outro número de destaque é a presença de mulheres. São mais de 600 inscritas no evento, que tem a chancela do Tour de France. É o maior número registrado desde 2015, quando o L’Étape Brasil foi realizado pela primeira vez em Cunha (SP). Ao todo, estão confirmados homens e mulheres de 18 até 85 anos.

”O L’Étape Brasil é uma experiência fantástica para todas as idades e públicos, no mesmo nível de grandes etapas do mundo”.

”O atleta amador treinou todo ano para essa grande festa e nós oferecemos  toda a segurança no percurso, com mais de 600 pessoas envolvidas, desde fiscais de prova, bandeiristas, apoio, mecânicos e parte médica”.

”O CCO, que é o centro de operações, está todo preparado para atender os ciclistas”, disse Fernando Cheles, diretor de prova.

Um dos maiores desafios da prova será os 2.300 metros de altimetria acumulada no percurso longo.

Os primeiros no masculino e no feminino receberão o prêmio Strava Rei e Rainha da Montanha. Outra novidade de 2022 é o Sprint Santander que apontará os mais rápidos de cada gênero em 150 metros.

Pela primeira vez, os fãs do ciclismo poderão assistir à etapa completa ao vivo no canal oficial do L’Étape Brasil ou pelo link https://youtu.be/YbI4wTAyM3g.

”Eu sempre falo que é uma grande festa, muito mais que uma competição, é uma celebração do ciclismo, nunca se viu no Brasil um evento com tanta gente, estrutura e organização. O L’Étape proporciona, principalmente para quem está começando, a verdadeira essência do ciclista”, disse Murilo Fischer, representante do Brasil em cinco olimpíadas e embaixador do Tour de France.

Outras personalidades do esporte como Fernanda Venturini, Nalbert Bittencourt, ambos ex-jogadores de vôlei, Bruno Vicari e Renan do Couto, da ESPN, além de ex-ciclistas profissionais estão inscritos no L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander.

O Village do L’Étape é o ponto de encontro dos participantes, que podem retirar os kits de prova, além de visitar os expositores. São esperadas mais de 18 mil pessoas em todo fim de semana.

Além do Banco Santander, parceiro que dá os naming rights ao evento, outras grandes marcas estão presentes nos três dias no Campos do Jordão Convention Center. É o caso dos patrocinadores oficiais, Medicina Esportiva Samaritano, Mitsubishi Motors, Specialized, Continental, VIVO e Michelob. 

Volta para Cunha em março de 2023

Os fãs do ciclismo receberam em primeira mão neste sábado (24) a realização do L’Étape em Cunha (SP) no último fim de semana de março do ano que vem. O local sediou as primeiras edições do Tour de France brasileiro em 2015, 2016 e 2017. 

Em 2023, o L’Étape terá as edições do Rio de Janeiro, no último fim de semana de junho, e a de Campos do Jordão (SP), no final de setembro.

”O calendário foi pensado para os ciclistas com intervalo de três meses entre as provas. Em Cunha resgatamos parte da nossa história e atendemos um pedido dos atletas. A cidade paulista tem estradas boas e um visual fantástico”, explicou Bruno Prada, organizador do evento.

Guia oficial https://www.letapebrasil.com.br/docs/2022/guia-letape.pdf 

Link da Live: https://youtu.be/YbI4wTAyM3g 

Programação oficial

Domingo 6h às 6h21 – Largada Percurso Longo 

7h30 às 7h39 – Largada Percurso Curto 

9h10 – Previsão de chegada do primeiro ciclista 

12h45 – Previsão de chegada do último ciclista 

14h – Início Premiação

16h10 – Encerramento Premiação 

17h – Encerramento L’Étape Brasil 2022– oitava edição.

Sobre o Tour de France

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.

Desde 1993, o L’Étape du Tour oferece aos ciclistas amadores e entusiastas do ciclismo a oportunidade de vivenciar um evento com a sensação do Tour de France. Permitindo que as pessoas experimentassem as verdadeiras sensações do ciclismo profissional, o evento logo passou a atrair ciclistas de todo o mundo, que viajam à França em busca da experiência.

Atualmente, cerca de 13.000 ciclistas de mais de 50 países se reúnem no L’Étape du Tour. Cada evento oferece a oportunidade de percorrer um roteiro diferente, descobrir novas regiões e combinar o desafio desportivo com o turismo nos mais belos países da Europa.

Mais informações:

L’Étape Brasil

Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/

Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ

Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1

L’Étape Rio

Site oficial – https://letaperio.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/letaperio

Instagram – https://www.instagram.com/letape_rio/

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Katarine Monteiro | Flávio Perez

katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99119-8185 | +55 21 99608-4051

www.onboardsports.net

 

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem