Treinadores de triathlon no Ceará participam de iniciativa de prevenção e combate à ideação suicida

Treinadores da Escolinha de Triathlon Formando Campeões tiveram uma palestra com psicóloga da Fetriece sobre o Setembro Amarelo

 

Uma iniciativa inédita de prevenção ao suicídio e autoagressão entre crianças e adolescentes reuniu os treinadores da Escolinha de Triathlon Formando Campeões no Ceará, no início deste mês. Os profissionais participaram de uma palestra online com a psicóloga Samara Fernandes, da Federação de Triathlon do Estado do Ceará, como parte da campanha do Setembro Amarelo.

O objetivo era proporcionar aos treinadores todos os conhecimentos necessários para lidar com o tema entre os alunos. A palestra abordou os comportamentos que devem ser observados nas crianças e adolescentes, e que podem indicar a necessidade de auxílio psicológico. Também destacou a importância de manter um diálogo ativo com familiares e com as unidades locais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

“Acima de tudo, devemos ser uma escuta saudável, pois muitas vezes os alunos se abrem conosco de uma forma mais leve e isso é importante, conseguir ouvir e ser uma ajuda imediatista para esse momento difícil”, destacou a professora Isabelle Ribeiro, da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, em Caucaia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos pelo simples fato de se ter alguém com quem conversar. Os dados da OMS apontam que apenas no Brasil são relatados 12 mil casos de suicídio por ano. É a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, no mundo. O cenário se agravou após a pandemia, com aumento de 50% nas tentativas de suicídio entre adolescentes de 12 a 17 anos, especialmente meninas, segundo uma pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o CDC, dos Estados Unidos.

 

Esporte no combate à depressão

O esporte é uma grande ferramenta de apoio psicológico para crianças e adolescentes. Na Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, em Caucaia, a prática da modalidade ajuda Willyane Vitória a superar a ansiedade e a depressão.

“A ausência do pai provocou um trauma na vida da Willyane. Eu costumava dizer que pisava em ovos, com ela. A psicóloga recomendou uma atividade física, para auxiliar no tratamento, e descobri a Escolinha de Triathlon”, conta a mãe, Arislana Venâncio Lima de Souza. “No começo, ela tinha crises de ansiedade, porque tudo o que é novo assusta. Mas as professoras do projeto estavam sempre por perto para orientar e ajudar.”

Willyane segue com acompanhamento psicológico, mas já mostra uma grande transformação emocional. “Hoje ela é outra garota, cheia de vida, alegre. O esporte a ajudou muito, a Willyane não se vê mais sem o triathlon. Quer ser atleta profissional, um dia”, destaca a mãe.

 

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da prefeitura de Caucaia. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem