Triatletas mirins de Itu ganham experiência em competição com atletas de elite

Alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões conquistaram 8 pódios no Blue Series Duathlon e acompanharam a disputa dos profissionais pelo Campeonato Brasileiro, no fim de semana

 

Mais do as medalhas, o trabalho em equipe e a solidariedade são grandes vitórias da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. E as crianças do projeto em Itu mostraram, no último domingo (07), aprenderam bem essa lição. A participação no Blue Series Duathlon, válido como Campeonato Brasileiro de Duathlon Standard, foi uma celebração, com os alunos torcendo por crianças de outras equipes e pelos atletas de elite na disputa. De quebra, oito deles foram ao pódio.

A Escolinha levou 16 alunos para o Blue Series Duathlon Infantil, em Alphaville, Barueri. A prova integra o Circuito Paulista e contou com distâncias variadas para atletas de 8 a 15 anos. Já a disputa adulta, com as distâncias sprint e standard, reuniu nomes da elite brasileira como Gabriel Klein, Luiz Gabriel Shianti e Bruna Stolf. No Duathlon, os atletas correm, pedalam e correm.

“Eu sempre digo para os alunos que o mais importante é eles se divertirem na competição, curtirem o esporte. E todos arrasaram. Eles ajudaram uns aos outros, vibraram com os resultados de crianças de outras equipes. Fiquei muito feliz por toda a experiência”, contou o professor Thiago Mantovani, do núcleo Itu da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. “Nós já tinhamos encerrado a prova infantil, e as crianças foram para a linha de chegada ver os atletas da elite no duathlon standard. Quando o campeão cruzou a linha de chegada, todas foram lá abraçá-lo, o Francisco Viana comemorou junto com elas.”

Os meninos da Escolinha de Triathlon conquistaram duas medalhas de prata, com Pedro Henrique Moraes na categoria 8 a 9 anos e Ian Varin Gomes na categoria 12 a 13 anos. Entre as meninas, destaque para Maria Izabel Pontes Dutra e Anne da Silva Teixeira, também com medalha de prata, nas categorias 10 a 11 anos e 12 a 13 anos, respectivamente.

 

Resultados do Blue Series Duathlon Infantil

08-09 anos masculino
2. Pedro Henrique Gonçalves Moraes
5. Ricardo de Oliveira Pedroso

10-11 masculino
7. Guilherme Candiani Lopes

10-11 anos feminino
2. Maria Izabel Pontes Dutra
3. Heloisa Tibério Mendes
6. Vitória Letícia Bonivácio Lievana
11. Cecília Pires Bertaco

12-13 anos masculino
2. Ian Varin Gomes
12. Leonardo Garcia Volpi
15. Enzo Schincariol Ferrari Martini

12-13 anos feminino
2. Anne da Silva Teixeira
4. Clara da Silva Teixeira
8. Sophia Okamoto Tschege

14-15 masculino
4. João Victor Gonçalves Moraes
6. Carlos Daniel Santos de Souza
9. Pedro Henrique Scalet de Godoi

 

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Lapônia Volvo, Astra, Japi e Golfleet.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem