Triatleta olímpico volta às competições com desafio de natação e remo no Rio

Juraci Moreira, idealizador da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, disputará o Brave Nada & Rema 13k neste sábado (30) ao lado de João Paulo Diniz

 

O triatleta olímpico Juraci Moreira está de volta às competições. Hexacampeão brasileiro com participação em três Olimpíadas, ele vai encarar um desafio diferente: o Brave Nada & Rema 13 k. A competição integra o calendário dos Desafios Aquaman e levará duplas de atletas para nadar e remar no Saco do Mamanguá, em Paraty, Rio de Janeiro, neste sábado (30). Juraci terá a seu lado o empresário João Paulo Diniz.

Na Brave Nada & Rema 13k, os dois atletas de cada dupla vão nadar e remar. O circuito montado dentro do Saco do Mamanguá terá sete pontos de troca, onde as duplas deverão revezar – quem estava nadando passa a remar, e quem estava remando passa a nadar.

A ideia de participar do desafio surgiu quando Juraci Moreira e João Paulo Diniz visitaram juntos os núcleos cearenses da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Aposentado das competições oficiais de triathlon desde 2014, Juraci tornou-se gestor esportivo e criou o projeto que hoje é referência na formação de crianças e adolescentes, com quase 1000 alunos em 18 núcleos espalhados pelo Brasil. João Paulo, triatleta amador, é um dos principais incentivadores do esporte no Brasil. Foi um dos criadores do Pacto pelo Esporte, iniciativa inédita que une empresas patrocinadoras do esporte nacional em prol de uma gestão profissional das entidades esportivas, com transparência e governança. Também apoia a Escolinha e patrocina seu grupo de alto rendimento por meio da empresa Componente.

“O João Paulo Diniz foi o primeiro patrocinador do triathlon. Ele investiu na primeira equipe olímpica brasileira, da qual eu fazia parte, por meio do Grupo Pão de Açúcar. Também apoia a Escolinha de Triathlon desde o início, em 2015. Hoje é o principal padrinho do projeto e um grande amigo”, destaca Juraci Moreira. “Estivemos juntos no Ceará, para ele conhecer de perto a realidade dos núcleos da Escolinha na região, e, como sei que o João é triatleta amador e também gosta de desafios, o chamei para a disputa em Paraty.”

Para encarar o Brave Nada & Rema, Juraci Moreira intensificou a rotina de treinos. Além das práticas de remo ao lado de João Paulo Diniz, seguiu uma programação de natação na Sociedade Hípica de Campinas, seu clube.

 

Juraci Moreira

É um dos maiores nomes do esporte olímpico brasileiro. O triatleta tem três participações olímpicas: Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008. No currículo está também a medalha de bronze Pan-Americana nos Jogos de 2007, no Rio de Janeiro, e seis títulos brasileiros.

Como gestor esportivo, é responsável pela criação da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, maior projeto de formação da modalidade no Brasil. Também criou a Seleção Paranaense de Triathlon, que reuniu os jovens talentos do estado entre 2015 e 2016, e o Simpósio de Capacitação em Triathlon, elaborado para acontecer em 7 cidades paranaenses.

Em Campinas, criou o projeto Famílias do Instituto em Ação, para levar esporte, lazer e cultura às crianças em tratamento de câncer e familiares atendidos no Instituto Ingo Hoffmann.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem