Aposta paranaense para o triathlon nacional abre pontuação olímpica em etapa da Copa do Mundo

Uma das mais jovens na etapa de Huatulco, México, Gabrielle Lemes ficou com a 37ª posição em sua estreia em provas da ITU

 

A paranaense Gabrielle Lemes estreou na Copa do Mundo de Triathlon, neste sábado (18), com mais uma marca importante em sua carreira. Integrante da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões e uma das cinco atletas mais jovens na etapa de Huatulco, no México, com 20 anos, ficou na 37ª colocação. O resultado foi suficiente para abrir a pontuação no ranking olímpico, dando a ela a chance de brigar por uma vaga nos Jogos de 2024.

A etapa de Huatulco da Copa do Mundo de Triathlon reuniu 56 atletas, algumas delas no Top 10 do ranking da International Triathlon Union, a ITU, impondo um altíssimo nível técnico à disputa. Realizada às 18h no horário local, em clima quente que chegou aos 29 graus, contou com a distância sprint, com 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.

“Estou fechando o primeiro semestre feliz com minha evolução na natação. Tenho ajustes a serem feitos, mas foi um semestre de muito aprendizado”, declarou Gabrielle Lemes, que fechou a disputa a apenas 4 minutos da primeira colocada.

Um dos objetivos traçados para a atleta nesta temporada é proporcionar a ela mais experiência em provas de nível mundial. “O mais importante, no momento, é evoluir competitivamente, entendendo a dinâmica das disputas onde estão as triatletas mais fortes do mundo”, explicou Homero Cachel, treinador da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Atualmente, Gabrielle é a 38ª no ranking da elite das Américas, e 4ª brasileira.

 

Resultados da etapa de Huatulco da Copa do Mundo

Elite feminina
1. Annika Koch (ALE) – 01h00min01
2. Emy Legault (CAN) – 01h00min13
3. Bianca Seregni (ITA) – 01h00min15
4. Lisa Perterer (AUT) – 01h00min32
5. Rosa Maria Vidal (MEX) – 01h00min33
37. Gabrielle Lemes (BRA) – 01h04min07

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os oito alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Angelina Carvalho, Gabriel Lechetta, Roberto Paulo Licheski, Vinícius Avis Sant”anna e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense, apoio da Prefeitura de Curitiba e da Componente. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Electrolux.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem