Desafios de triathlon estimulam integração e desenvolvimento emocional das crianças em Curitiba

Escolinha de Triathlon Formando Campeões programa uma série de simulados da modalidade nos seis núcleos em parceira com a prefeitura

 

Os triatletas mirins de Curitiba enfrentarão uma série de desafios, a partir deste mês. A Escolinha de Triathlon Formando Campeões elaborou simulados de aquathlon, duathlon e triathlon para cada um dos seis núcleos em parceria com a prefeitura de Curitiba. A ideia é dar um estímulo extra para a garotada praticar o esporte, promover mais integração e avaliar o desenvolvimento dos alunos nos treinos.

Ainda no primeiro semestre, a programação prevê um simulado em cada núcleo: Oswaldo Cruz, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC e Santa Felicidade. O primeiro é um aquathlon, combinação de corrida e natação. Um segundo simulado, reunindo mais de uma unidade da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, num desafio entre equipes, também está previsto. O objetivo é gerar mais integração entre os alunos de Curitiba.

“Nós percebemos que, após esses dois anos de pandemia, muitos alunos voltaram aos treinos com sintomas de ansiedade, receio de fazer os exercícios. Criamos os simulados como uma forma de encorajar as crianças na retomada das aulas, combater a ansiedade e fortalecer a amizade entre elas. Mais do que o desenvolvimento físico, é um trabalho voltado para o desenvolvimento emocional deles”, explica o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.

Já no segundo semestre, mais simulados deverão reunir os vários núcleos do projeto até a realização do Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil, no final do ano, e o Festival da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. “Temos seis núcleos em parceria com a prefeitura em Curitiba, além do núcleo no Colégio da Polícia Militar do Paraná, e na maior parte do tempo os alunos de cada local não interagem muito, por conta da programação de treinos. Queremos promover uma integração maior entre eles, fortalecer o sentimento de que todos pertencem a uma mesma equipe, uma mesma família”, destaca Ricardo Júnior Cardoso.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

O Paraná conta com sete núcleos, seis deles em espaços mantidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba: Boqueirão, Centro, CIC, Cajuru, Boa Vista e Santa Felicidade, em espaços mantidos pela Prefeitura de Curitiba. Juntos, os seis núcleos atendem 240 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba. A Volvo é a patrocinadora exclusiva do projeto nos núcleos da prefeitura.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem