Educação é o foco do projeto Famílias do Instituto em Ação Esporte

Profissionais de educação física contribuem para o desenvolvimento infantil das crianças em tratamento do câncer

 

No Dia Mundial da Educação, celebrado nesta quinta-feira (28), o Instituto Ingo Hoffmann destaca a importância dos educadores físicos no desenvolvimento de crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Com o projeto “Famílias do Instituto em Ação – Esporte”, os professores elaboram atividades de recreação que reforçam diversas habilidades dos pequenos.

O objetivo do projeto esportivo no Instituto Ingo Hoffmann é promover maior bem-estar para os que estão abrigados ali, num momento de vulnerabilidade. Atividades como jogos interativos e brincadeiras com bolas trabalham a psicomotricidade, lateralidade e coordenação motora. Tudo respeitando o nível de desenvolvimento e estágio de tratamento de cada criança.

“Se forem desenvolvidas logo na infância, essas características farão com que elas cresçam mais saudáveis, com a atividade física já inserida na sua rotina, diminuindo a taxa de sedentarismo e obesidade. Todo o trabalho com elas deve ser feito de maneira lúdica, com muita diversão”, destaca a professora Gabriela Silva. “Também preparamos jogos e brincadeiras que trabalham o raciocínio lógico e a velocidade de pensamento. Esses momentos de recreação, além de estimular o desenvolvimento psicológico, ainda ajudam no enfrentamento da doença.”

 

Esporte como apoio para os pais

Os familiares das crianças, abrigados no Instituto Ingo Hoffmann, também contam com o esporte como ferramenta de apoio para enfrentar o momento. A “Casa da Criança e da Família” dispõe de uma academia com vários aparelhos e acessórios para atividades físicas diárias. A educadora Gabriela Silva monitora os exercícios. Além de aulas de musculação, ginástica localizada, alongamento, caminhada e corrida, eles podem medir a pressão, o pulso e têm informações de saúde como as dobras de gordura do corpo.

A viabilidade do projeto de esporte, denominado Famílias do Instituto em Ação Esporte, se dá através da Lei de Incentivo ao Esporte, programa de incentivo do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial do Esporte e tem como patrocinadores: CI&T, ABL Antibióticos do Brasil, Stoller e WestRock.

 

O Instituto

O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005, tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini, e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Saiba mais sobre como doar pelo site: http://www.ingohoffmann.org.br

Compartilhe

Mais posts

Nos envie uma mensagem