Seleção Escolinha de Triathlon encerra temporada de conquistas nacionais e internacionais

Projeto voltado para o alto rendimento também revelou um novo talento do esporte, no Paraná

 

A nova geração do triathlon paranaense encerra 2021 com uma coleção de conquistas nacionais e internacionais. Entre os maiores feitos da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões, está o top 10 nos Jogos Pan-Americanos Júnior e a vitória na Copa Pan-Americana de Triathlon. Resultado de um trabalho de muita superação ao longo da temporada.

O início do ano foi desafiador, com as restrições impostas pela pandemia. Treinos de natação na represa, medidas de segurança e testes frequentes de coronavírus fizeram parte da rotina dos oito atletas da equipe. “Eles chegaram a treinar de segunda a segunda, mesmo sem um calendário de competições definido”, explica o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. “Mas todos chamaram a responsabilidade para si, e só saíam de casa para se exercitar.”

O trabalho deu frutos no segundo semestre, com o retorno das competições. Alice Tinelli foi Top 10 nos Jogos Pan-Americanos Júnior, no México, e representou o Brasil no Mundial de Triathlon Júnior, em Portugal. Amanda Moro venceu a Copa Pan-Americana Júnior de Triathlon e ficou com o bronze no Sul-Americano Júnior no Chile. Gabrielle Lemes e Vinícius Sant’Ana sagraram-se campeões brasileiros sub23 e júnior, respectivamente.

Vitória coletiva para encerrar o ano

Neste domingo (19), a Seleção Escolinha de Triathlon conquistou a última vitória do ano. Junto com os atletas do pré-alto rendimento, a equipe disputou o Festival de Verão de Natação. A prova era uma maratona aquática de 6 horas realizada na piscina da academia Gowill, em esquema de revezamento. Cada integrante deveria nadar 15 minutos.

Roberto Licheski e Gabrielle Lemes foram os campeões individuais, com as maiores distâncias nadadas, 1.250m e 1.100m, respectivamente. A equipe também foi a melhor entre as 13 participantes.

 

Para acompanhar: o novo talento na Seleção Escolinha

Voltada para o alto rendimento, a Seleção Escolinha de Triathlon ajuda a descobrir grandes talentos brasileiros do esporte, como Gabrielle Lemes, campeã sul-americana júnior. Este ano, um novo atleta já chama a atenção: Vinícius Avi Sant’Ana.

Aos 16 anos, Vinícius conquistou o título de campeão brasileiro júnior logo em sua estreia na categoria, um feito raro no triathlon. A conquista é resultado também de uma característica peculiar do atleta.

“O desempenho do Vinícius nas competições é ainda melhor do que nos treinos. E muitos costumam ficar preocupados nas provas, acabam não indo tão bem. Isso ligou na gente um sinal de alerta para um perfil novo de atleta”, destaca o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. “Ele também não sofre contusões, outra qualidade rara. E é muito humilde, dedicado, trabalha muito bem em equipe. Por isso, estamos encarando como um projeto dentro do projeto da Seleção Escolinha.”

Vinícius Sant’Ana começou sua carreira de atleta na natação, participando de competições pelo colégio onde estudava. Entrou para a Escolinha de Triathlon em 2018, buscando melhores condições para treinar no inverno, e se apaixonou pelo novo esporte. A evolução foi rápida, e não só no desempenho físico.

“Com a disciplina do triathlon, ganhei produtividade também na escola. Um ano depois de entrar para o projeto, conquistei a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática”, conta Vinícius.

A inspiração de Vinícius no triathlon veio do próprio grupo de alto rendimento da Escolinha, do qual ele passou a fazer parte este ano. E já sonha alto, colocando como objetivos os Jogos Olímpicos da Juventude, o Mundial Escolar e as Olimpíadas. Nada impossível, para o coordenador do projeto. “Pela conquista dele este ano, acreditamos que ele alcancará resultados melhores ainda no futuro”, aposta Ricardo Júnior Cardoso.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os oito alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Angelina Carvalho, Gabriel Lechetta, Roberto Paulo Licheski, Vinícius Avis Sant”anna e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Astra.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem