Mesmo enfrentando a pandemia de Covid-19, projeto paranaense ampliou o atendimento para 320 alunos no Paraná e manteve os treinos com encontros via Google Meet e vídeos no Youtube
Num ano marcado pela pandemia de Covid-19, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões precisou se reinventar. O projeto migrou com sucesso para o ambiente virtual, com vídeos diários no Youtube e aulas ao vivo no Google Meet. Conquistou a adesão de todos os alunos, garantindo a evolução no seu desempenho. E ainda ampliou o atendimento para 320 crianças e adolescentes, inaugurando três novos núcleos em Curitiba, no Paraná.
Mantendo o projeto aberto aos alunos de forma ininterrupta desde abril, com o início do isolamento social, tanto os vídeos no Youtube como os encontros ao vivo no Google Meet usam a metodologia desenvolvida nos cinco anos do projeto paranaense. Os exercícios priorizam o desenvolvimento da coordenação motora, força e capacidade cardiorrespiratória, além do aprimoramento técnico. Com os resultados alcançados, algumas dessas novas atividades podem ser incorporadas após a volta às atividades normais.
“As aulas online foram além das nossas expectativas. Mesmo depois de voltarmos com as atividades presenciais, vamos organizar periodicamente alguns encontros no Google Meet, com a participação de todos os núcleos”, garante Ricardo Júnior Cardoso. “A participação dos alunos hoje é maciça. É uma experiência incrível, e não só as crianças como também os professores estão em evolução.”
Novos núcleos
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões também abriu outros três núcleos em Curitiba, nos bairros de Boa Vista, Santa Felicidade e Cajuru. A fase de expansão é reflexo do trabalho de cinco anos, com uma metodologia que ajudou a descobrir talentos como Gabrielle Leme, campeã sul-americana júnior da modalidade. Com os novos, passou a atender 320 alunos, ampliando a presença entre as crianças e adolescentes da cidade, mesmo que de forma remota.
“Estamos agora na fase expansão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Meu sonho era fazer esse projeto e hoje estamos cada vez mais crescendo. Temos que agradecer os pais, professores, patrocinadores, prefeitura e da Lei de Incentivo ao Esporte”, celebra Juraci Moreira, idealizador e padrinho do projeto.
Curso inédito de capacitação
A Escolinha de Triathlon também trouxe outra novidade neste ano, com 1º Curso de Capacitação de Professores. O curso teve como objetivo o aprimoramento dos treinadores e a organização dos novos núcleos criados em Curitiba. Seu formato seguiu os modelos da Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri) e da Federação Internacional de Triathlon (ITU), somados à experiência de cinco anos da Escolinha de Triathlon como referência na formação das categorias de base do esporte no Paraná.
“Tenho certeza de que deixamos um legado de professores para o esporte triathlon”, avaliou Ricardo Júnior Cardoso. “Agora estamos todos prontos para a retomada das atividades, tanto no aspecto de treinamento como nos dos protocolos exigidos. Estamos com a equipe formada, materiais esportivos todos adquiridos e aguardando a autorização das autoridades estaduais e municipais para o retorno das aulas presenciais.”
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, atende mais de 320 crianças e adolescentes atendidos em sete núcleos na capital paranaense.
A primeira unidade, pioneira na formação de triatletas, fica na Colégio da Polícia Militar e contempla mais de 80 alunos. Os outros núcleos estão nos bairros de Boqueirão, Centro, CIC, Cajuru, Boa Vista e Santa Felicidade, em espaços mantidos pela Prefeitura de Curitiba. O objetivo é inserir os jovens em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Volvo, Eletrolux, Grupo Astra, Rede Condor, Booking.com, Uninter, Banco Safra, Thales, Brose e Horizons.