Velejadores online confirmados nas regatas de 27 a 30 de julho pelo simulador Virtual Regatta receberão instruções por WhatsApp
As inscrições para 47ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela terminam em 17 minutos na tarde desta sexta-feira (24).
A organização abriu o processo às 12h pelo site oficial da competição e as 76 vagas foram preenchidas em tempo recorde.
Os velejadores online confirmados nas regatas de 27 a 30 de julho pelo simulador Virtual Regatta receberão instruções para as disputas no quadro de aviso por meio de um grupo fechado de WhatsApp.
As provas terão barcos das classes Offshore e J-70 e a abertura oficial terá um warm up para explicar as regras do sistema inshore.
A novidade da edição virtual da Semana Internacional de Vela de Ilhabela provocou bastante procura nas redes sociais.
Os jogadores online brasileiros até se mobilizaram em grupos para treinar visando a competição da semana que vem.
”Quando soube que ia ocorrer a semana de vela de ilhabela online comecei a treinar. Sempre participo do evento velejando ou fotografando”.
”A regata virtual veio para matar um pouco da nossa saudade mesmo que seja de longe”, disse a gaúcha Carolina Copello.
O catarinense Lucas Malinverni de Melo é construtor naval e velejador. Durante seu período de estudos na Itália, o profissional da modalidade desenvolveu hábito de jogar online.
”Acredito que durante esse período de reclusão muitos de nós gostamos dessa brincadeira que está se tornando cada vez mais séria”.
”Fiquei muito contente quando vi que a Semana de Vela de Ilhabela iria ser virtual e conseguiu inovar mantendo a tradição desse grandioso evento. Bons ventos e nos vemos na raia!”.
Na terça-feira (28), as regatas serão disputadas nas raias de Sydney e Marselha do Virtual Regatta.
Na quarta, dia 29, as baterias ocorrem nas raias de Newport, Porto Cervo e Maiorca.
As duas regatas semifinais serão disputadas em Auckland e a final no Rio de Janeiro.
O sistema de pontuação será linear na fase de classificação com descarte após cinco provas. Nas semifinais e finais os pontos são zerados para dar igualdade de condição.
”Já estávamos com o barco preparado para correr a Semana de Vela normal, porém com os acontecimentos da pandemia e o cancelamento eu e meu pai queríamos fazer parte de alguma forma, então quando vimos a regata virtual já ficamos na espera para nos inscrevermos”, contou o paulista Frederico Mazzali Stauch, que disputou as últimas edições a bordo do Triton (Skipper 21) e do Libertas.
MIT Talks
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela conta com a parceria “histórica” da MITSUBISHI que também apoia o MIT Talks.
Serão quatro painéis online na segunda-feira (27). O primeiro será o tema Mar sem Filtro com Marina Bandeira Klink (fotógrafa e navegadora) e Carlo Borlenghi (fotógrafo) às 19h20.
O assunto seguinte será patrimônio natural x turismo sustentável com Bianca Colepicolo (secretária de turismo de Ilhabela) e Julio Cardoso (diretor de meio ambiente do Yacht Club de Ilhabela), às 20h05.
Na sequência será a vez do painel ‘A Voz dos Oceanos’ com a Família Schurmann.
O último MIT Talks será com o campeão mundial de vela e atleta olímpico Jorge Zarif com os craques na vela virtual Samuel Solano e Allan Godoy.
Após o MIT Talks será realizada as regatas warm up com objetivo de ensinar os inscritos as regras do simulador. A prova não valerá pontos para o campeonato.