A organização da Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre promoveu, neste sábado (26), o briefing técnico com os 118 velejadores que disputam a regata transatlântica de 4.350 milhas náuticas neste domingo (27).
O encontro dos competidores com os responsáveis pela prova ocorreu em Le Havre, na França.
Os responsáveis pela parte de regata e segurança apresentaram as principais informações do evento.
Além disso, os velejadores da Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre receberam os dados meteorológicos dos primeiros dias de prova. A previsão é de ventos fortes e contrários nas milhas iniciais da regata no Canal da Mancha.
”Começaremos em boas condições com o nordeste pouco forte, depois de termos vento na ponta da Bretanha. E então teremos que fazer uma escolha entre um vento mais complicado para navegação ou um caminho mais lento e seguro no Atlântico”, disse Sébastien Marsset, Pure (Imoca).
Os desafios na regata entre Le Havre e Salvador (BA) começam no Canal da Mancha, trecho com maior número de embarcações navegando no mundo, depois a descida entre a francesa Bretanha e a espanhola La Corunha. A partir daí os veleiros avançam pelo Atlântico com ventos de baixa intensidade.
”Até lá é complicado! É difícil decidir se a gente vai passar perto de Portugal ou no lado oeste dos Açores para obter um ângulo melhor. Mas acho que existe um caminho intermediário entre o oeste e o leste”, contou Ian Linpinski, Credit-Mutuel (Classe 40).
A Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre conta com 59 veleiros, divididos em três categorias: IMOCA 60, Multi50 e Class40. A largada ocorre a partir de 8h15 (Horário de Brasília) deste domingo.
Os barcos devem chegar a Salvador a partir da segunda ou terceira semana de novembro. A Vila da Regata na capital baiana será aberta ao público em 6 de novembro no Terminal Turístico Náutico da Bahia, atrás do Mercado Modelo e Elevador Lacerda.