O Instituto Ingo Hoffmann, que abriga crianças com câncer, apresentou na última quinta-feira (25), mais uma apresentação do projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura.
A entidade, sediada em Campinas (SP), levou às famílias atendidas o espetáculo A História de João Ninguém.
O trio Rodrigo Vicente e Thais Leal, com tradução em libras de Janaína Cabello, adaptou a peça ao público infantojuvenil com inspiração nas obras de Guimarães Rosa e Manoel de Barros.
”A peça busca sensibilizar as pessoas, por meio do mundo poético. Tem cultura popular, sonoridade caipira. Com isso, buscamos levar todos para esse mundo próximo do campo”, explica Rodrigo Vicente, escritor, violeiro e ator da peça.
Além disso, o musical faz parte do projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura, que visa proporcionar um momento de distração e diversão para garotada em meio aos problemas e dificuldades do dia a dia.
É, justamente, disso que fala Queila da Silva Almeida, mãe de um dos pacientes da entidade. ”As crianças ficam muito felizes. Por semanas elas relembram desse momento e esperam ansiosos para próxima apresentação. Eu tenho que somente agradecer ao Instituto por proporcionar isso para nossos filhos e todos jovens aqui atendidos, que passam por tantos problemas no cotidiano”.
Vídeo do musical A História de João Ninguém.
E não são somente as crianças que gostam dos musicais. Tem até avô aprovando a inciativa do projeto.
”Foi um dia maravilhoso organizado pelo pessoal do Instituto. Foi um dia muito gostoso, de ficar guardado na memória. Muito bonito”, declarou Júlio Dias da Silva Neto.
Mais peças no futuro
A expectativa é que mais oito espetáculos sejam apresentados no Instituto até o fim do ano.
Rafael Cabello, coordenador de produção do Ingo Hoffmann, destaca sobre a importância dessa iniciativa para a autoestima das crianças e famílias.
”Tem muita música, literatura, isso amplia a cultura das crianças. Isso só acontece porque as famílias e crianças abraçam. Agora dia oito de agosto e 29 ocorreram as próximas duas apresentações. Certamente, os jovens já estão ansiosos para essas datas”, ressaltou o coordenador.
Foram programados para 2019 ao todo 11 espetáculos no Instituto Ingo Hoffmann, que fica ao lado do Centro Infantil Boldrini, hospital referência em tratamento de câncer. O endereço do Instituto Ingo Hoffmann é a Rua Márcia Mendes, 679 – Barão Geraldo – Campinas (SP).