Fórmula E: Saiba tudo sobre o 2019 Julius Baer Swiss E-Prix

A quinta temporada da Fórmula E se aproxima da reta final, e agora restam apenas mais três provas para o término de um dos campeonatos mais equilibrados da história da categoria. E neste sábado (22) será a vez da capital suíça, Berna, receber os monopostos elétricos em mais uma intensa disputa.

Após ter recebido uma etapa de automobilismo depois de um hiato de seis décadas, com a realização do ePrix disputado pelas ruas de Zurique no ano passado, chegou a vez dos 22 carros da Fórmula E disputarem as 14 curvas do circuito de rua montado no centro de Berna, com 2.750 km de extensão.

Após dez etapas disputadas, oito pilotos diferentes subiram o degrau mais alto do pódio, sendo que apenas dois pilotos conseguiram realizar este feito duas vezes nesta temporada: o francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) e o brasileiro Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler).

Inclusive, o campeão da temporada passada é o atual líder do campeonato com 102 pontos, seis a mais do que o piloto brasileiro, que foi o campeão do terceiro ano da competição de monopostos elétricos e venceu a última etapa, disputada em Berlim.

Para Jean-Eric Vergne, pontuar em Berna será de extrema importância na luta pelo título: “Será crucial marcar o maior número de pontos possível em Berna para chegar na rodada final da quinta temporada em Nova York, com as melhores chances. Essa é minha meta para esta corrida.”

O piloto francês também lidera a voestalpine European Series com 48 pontos, que será encerrada neste fim de semana com o 2019 Julius Baer Swiss E-Prix. Porém, a diferença entre Jean-Eric Vergne e o seu companheiro de DS Techeetah, o alemão André Lotterer, vice-líder da competição focada apenas nas etapas europeias da categoria, é de apenas três pontos.

“Foi uma grande pena ter uma corrida ruim em Berlim, mas isso é passado e estou muito ansioso pela minha primeira vitória na Fórmula E antes do final da temporada. No entanto, o campeonato é o objetivo final, então é aí que o foco está, vamos coletar todos os pontos possíveis para chegarmos a Nova York com uma base sólida”, declarou André Lotterer.

Brasileiros focados em bom resultado em Berna

Após ter conduzido a alemã Audi Sport ABT Schaeffler a uma vitória implacável na corrida de casa, em Berlim, o brasileiro Lucas di Grassi está mais vivo do que nunca na luta pelo título da quinta temporada.

E a Suíça é um local de boas memórias para o piloto com o maior número de pódios da história da Fórmula E (30 pódios). Na etapa disputada em Zurique, no ano passado, o brasileiro foi o vencedor, e espera repetir o resultado neste fim de semana e chegar para a rodada final em Nova Iorque na liderança do campeonato.

“Berlim foi um dia muito especial para todos nós. Agora precisamos levar o ímpeto de sucesso conosco para Berna. Estar no meio da disputa pelo título nesta fase da temporada é o resultado de todo o trabalho feito pela equipe inteira. A Suíça é um bom local para nós, porque vencemos lá no ano passado. Esse é o nosso objetivo novamente – e se não formos capazes de alcançá-lo, queremos pelo menos levar para casa o máximo de pontos possíveis.”

Já Felipe Massa, tem planos menos ambiciosos para a corrida em Berna. Em sua primeira temporada na categoria, o brasileiro da equipe monegasca Venturi Formula E Team segue evoluindo a cada prova e já conquistou seu primeiro pódio, no ePrix de Mônaco, e vê no fato do circuito da capital suíça ser novo para todos os pilotos do grid, um fator a seu favor para este fim de semana.

“Morei em Zurique por três anos no início da minha carreira na F1 e tenho boas lembranças da Suíça. O amor suíço pelo esporte a motor é forte, e estou ansioso para pilotar diante deles pela primeira vez. O layout da pista representa um desafio interessante, mas é novo para todos, já que esta é a primeira vez que uma corrida Fórmula E é realizada nas ruas de Berna. Espero que possamos marcar mais alguns pontos e talvez até voltar ao pódio.”

O 2019 Julius Baer Swiss E-Prix será realizado neste sábado (20), e terá a transmissão exclusiva no canal Fox Sports 2 a partir de 12h30 (horário de Brasília).

Confira abaixo os cinco primeiros colocados da 5ª temporada da Fórmula E, e a grade de horário da categoria para este fim de semana:

Temporada 2018-19 da Fórmula E – Campeonato de Pilotos
1º Jean-Eric Vergne (FRA) – DS Techeetah: 102 pontos
2º Lucas di Grassi (BRA) – Audi Sport ABT Schaeffler: 96 pontos
3º André Lotterer (ALE) – DS Techeetah: 86 pontos
4º Antônio Félix da Costa (POR) – BMW i Andretti Motorsport: 82 pontos
5º Robin Frijns (HOL) – Envision Virgin Racing: 81 pontos

Temporada 2018-19 da Fórmula E – Campeonato de Construtores
1º DS Techeetah (CHI) – 188 pontos
2º Audi Sport ABT Schaeffler (ALE) – 163 pontos
3º Envision Virgin Racing (GBR) – 137 pontos
4º Nissan e.Dams (JAP) – 124 pontos
5º Mahindra Racing (IND) – 117 pontos

Voestalpine European Séries – Fórmula E
1º Jean-Eric Vergne (FRA) / DS Techeetah: 48 pontos
2º André Lotterer (ALE) / DS Techeetah: 45 pontos
3º Lucas di Grassi (BRA) / Audi Sport ABT Schaeffler: 44 pontos
4º Sébastien Buemi (SUI) / Nissan e.Dams: 42 pontos
5º Robin Frijns (HOL) / Envision Virgin Racing: 38 pontos

Vencedores dos e-Prix anteriores:
Ad Diriyah – Antonio Félix da Costa (BMW i Andretti Motorsport)
Marrakesh – Jerome D’Ambrosio (Mahindra Racing)
Santiago – Sam Bird (Envision Virgin Racing)
Cidade do México – Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler)
Hong Kong – Edorardo Mortara (Venturi Formula E Team)
Sanya – Jean-Eric Vergne (DS Techeetah)
Roma – Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing)
Paris – Robin Frijns (Envision Virgin Racing)
Mônaco – Jean-Eric Vergne (DS Techeetah)
Berlim – Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler)

Horários 2019 Julius Baer Swiss E-Prix
Treino Livre: 22/06 às 06h20
Treino Classificatório: 22/06 às 08h30
Corrida/Largada: 22/06 às 13h

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem