A 5ª temporada da Fórmula E chega a sua décima etapa, o 2019 BMW i Berlin E-Prix presented by CBMM Niobium, que mais uma vez será realizado no Aeroporto de Tempelhof.
Um dos monumentos mais importantes da história de Berlim, o Aeroporto de Tempelhof está desativado desde 2008, e desde a primeira temporada está presente na categoria, ficando de fora apenas na segunda temporada (porém, o ePrix foi realizado nas ruas do centro da capital alemã).
Com 10 curvas e com 2.375km de extensão, o circuito é considerado uma pista de alta aderência e uma das mais difíceis de dominar. Com alguns trechos bem largos, é de se esperar uma corrida com um alto número de ultrapassagens.
Na etapa passada, o francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) se tornou o primeiro piloto a conquistar duas vitórias nesta temporada, após oito vencedores em oito provas. Com isso, o atual campeão da Fórmula E assumiu a liderança do campeonato com 87 pontos, apenas um a mais do que o seu companheiro de equipe, o alemão André Lotterer.
“Nada será estável até o final da temporada, o campeonato este ano é deste jeito. Vai ser extremamente difícil até a última prova. Ser o líder é a melhor situação para se estar, mas não é uma situação confortável”, comentou Jean-Eric Vergne, que na temporada passada, assumiu a liderança após a quarta prova e permaneceu na liderança até o final.
Apesar da dupla de pilotos da DS Techeetah estar a frente na tabela de classificação, a competição segue equilibrada, e o retrospecto em Berlim é favorável a uma das equipes que correm em casa neste fim de semana: a Audi Sport ABT Schaeffler.
A equipe esteve presente em todos os pódios das provas realizadas anteriormente em Berlim (apesar da desclassificação de Lucas di Grassi após a vitória na corrida realizada na capital alemão na primeira temporada). E no ano passado, conquistou no Aeroporto de Tempelhof a sua primeira dobradinha na Fórmula E, com a vitória do alemão Daniel Abt.
Empatado na quarta colocação do campeonato ao lado do português Antonio Félix da Costa (BMW i Andretti Motorsport), o brasileiro da Audi Sport SBT Schaeffler Lucas di Grassi acredita que a etapa em Berlim irá afunilar a disputa pelo título desta temporada.
“Tivemos oito vencedores em nove provas até agora, em um ano extremamente equilibrado, mas agora que a tendência é termos um afunilamento nesse leque de possíveis campeões. A competição vai mesmo pegar fogo a partir de Berlim”, declarou Di Grassi.
“A Alemanha é a terra da Audi, então essa corrida é especial para a nossa equipe. No fundo todo mundo tem uma ou duas corridas como preferidas na temporada. Isso é legal, por que dá uma motivação extra. Mesmo que em termos de pontuação essa prova valha tanto quanto as demais, eu gostaria muito de vencer em Berlim justamente por causa dos meus colegas de equipe e nossos patrocinadores. Seria um belo presente para eles – e para mim também, claro”, declarou o brasileiro que tem quatro pódios em cinco provas disputadas na capital alemã.
Por sua vez, o brasileiro Felipe Massa chega a Berlim após ter conquistado seu primeiro pódio na Fórmula E, com o terceiro lugar obtido no ePrix de Mônaco.
Em sua temporada de estreia na categoria, o piloto da Venturi Formula E acredita que esta evoluindo a cada etapa, e espera conseguir repetir o pódio da etapa passada neste fim de semana na Alemanha.
“Vai ser legal correr em um lugar especial como este [o Aeroporto de Tempelhof]. É uma pista bem diferente das pistas anteriores, com maior possibilidade para ultrapassagens,e ao mesmo tempo com uma dificuldade maior para controlar o consumo de energia. Alguns pilotos arriscarão mais no inicio na prova e terão que segurar o ritmo no final, outro adotarão táticas diferentes. A certeza é que o treino classificatório será fundamental”, declarou Felipe Massa.
“Com certeza o pódio em Mônaco comprova que estou melhorando, evoluindo a cada etapa. Não só eu, mas a equipe também, que já havia vencido uma prova anteriormente [com o suíço Edoardo Mortara em Hong Kong]. A vontade é de manter esta evolução para os dois lados, o meu e para a equipe também. Poderia ter conquistado meu primeiro pódio até antes do ePrix de Mônaco, mas as coisas nem sempre acontecem como esperamos. Houveram alguns problemas que impediram. O importante agora é pensar que o pódio na etapa passada, foi o primeiro de muitos.”
O 2019 BMW i Berlin E-Prix presented by CBMM Niobium será realizado neste sábado (25) e terá a transmissão aqui no Brasil pela Fox Sports 2, a partir das 07h30 (horário de Brasília). A largada está marcada para as 08h.
Confira abaixo os dez primeiros colocados da 5ª temporada da Fórmula E, os vencedores dos ePrix anteriores e a grade de horário da categoria para este fim de semana:
1º Jean-Eric Vergne (FRA) – DS Techeetah: 87 pontos
2º André Lotterer (ALE) – DS Techeetah: 86 pontos
3º Robin Frijns (HOL) – Envision Virgin Racing: 81 pontos
4º Antônio Félix da Costa (POR) – BMW i Andretti Motorsport: 70 pontos
5º Lucas di Grassi (BRA) – Audi Sport ABT Schaeffler: 70 pontos
6º Mitch Evans (NZL) – Panasonic Jaguar Racing: 69 pontos
7º Jêromé D’Ambrósio (BEL) – Mahindra Racing: 65 pontos
8º Oliver Rowland (GBR) – Nissan e.Dams: 59 pontos
9º Daniel Abt (ALE) – Audi Sport ABT Schaeffler: 59 pontos
10º Sam Bird (GBR) – Envision Virgin Racing: 54 pontos
Vencedores
Ad Diriyah – Antonio Félix da Costa (BMW i Andretti Motorsport)
Marrakesh – Jerome D’Ambrosio (Mahindra Racing)
Santiago – Sam Bird (Envision Virgin Racing)
Cidade do México – Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler)
Hong Kong – Edorardo Mortara (Venturi Formula E Team)
Sanya – Jean-Eric Vergne (DS Techeetah)
Roma – Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing)
Paris – Robin Frijns (Envision Virgin Racing)
Mônaco – Jean-Eric Vergne (DS Techeetah)
Horários 2019 BMW i Berlin E-Prix presented by CBMM Niobium
1º Treino Livre: 24/05 às 10h30
Treino Classificatório: 25/05 às 03h45
Corrida/Largada: 25/05 às 08h