ABB Fórmula E: saiba tudo sobre o FWD Sanya ePrix

A ABB Fórmula E encerra a fase asiática da temporada 2018-19 em um novo cenário: a paradisíaca Sanya, na China, recebe pela primeira vez um ePrix do mundial dos carros elétricos.

A Fórmula E retorna a China, país onde a categoria disputou o primeiro ePrix da sua história em Pequim, e agora tem um novo cenário para os carros elétricos: Sanya.

Com a extensão de 2.236 km e 11 curvas, o circuito de rua a beira-mar de um dos principais cartões postais asiáticos promete fortes emoções.

Principalmente em uma temporada onde cinco pilotos diferentes venceram as cinco primeiras etapas do campeonato. e

E os quatro primeiros colocados estão separados por apenas dois pontos.ABB Fórmula E- saiba tudo sobre o ePrix de Sanya

Vencedor do ePrix inaugural da Fórmula E realizada na China, emP equim, o brasileiro Lucas di Grassi é o único campeão da categoria que está entre os quatro primeiros colocados.

Di Grasssi venceu  o ePrix da Cidade do México.

”Com certeza é muito importante esta posição que conquistamos no campeonato até agora, terceiro colocado e apenas dois pontos atrás do líder [Sam Bird]. Isso mostra que evoluímos bastante, e sem duvida que iremos trabalhar para conseguir um bom resultado aqui em Sanya”, comentou o piloto brasileiro da Audi Sport ABT Schaeffler.

Apesar de ter sido punido ao final do ePrix de Hong Kong e com isso, ter perdido a vitória conquistada na pista após uma colisão na ultima volta que resultou em abandono de André Lotterer (DS Techeetah), o britânico Sam Bird (Envision Virgin Racing) lidera o mundial com 54 pontos.

O belga Jérôme D’Ambrosio (Mahindra Racing) ocupa a segunda posição com 53 pontos, e logo na sequência, Lucas di Grassi e o vencedor do ePrix passado, o suíço Edoardo Mortara (Venturi Formula E Team) estão empatados com 52 pontos.

Veja a classificação completa — https://www.fiaformulae.com/en/results/standings/driver

Igualdade em Sanya

O equilíbrio é tanto no campeonato, que 11 pilotos têm chances de assumir a liderança após o resultado final do ePrix de Sanya.

Atual campeão da Fórmula E, o francês Jean-Eric Vergne não teve um inicio de temporada favorável: no momento, o piloto da DS Techeetah ocupa a 11º colocação com 28 pontos.

Ele conseguiu terminar entre os dez primeiros em apenas duas oportunidades, um segundo lugar em Ad Diriyah e a quinta posição em Marrakesh, as duas primeiras etapas do campeonato.

Panoramic view of Sanya city from Luhuitou Park.

“Não há problema. Terei uma nova abordagem em Sanya. Quero dizer, o que posso fazer é esquecer das duas últimas provas e não chegar a Sanya ainda com raiva disso”.

”É um novo ePrix com novas oportunidades, por isso vai ficar tudo bem”, comentou o atual campeão do mundial de carros elétricos.

Brasileiros preparados

Além de Lucas di Grassi, mais três brasileiros estarão no grid de largada neste fim de semana no ePrix.

Após ter pontuado na primeira etapa, Nelson Piquet Jr (Panasonic Jaguar Racing) não conseguiu terminar novamente entre os dez primeiros nas provas seguintes, e espera retornar aos pontos em Sanya.

”Para o ePrix de Sanya a gente quer sair dessa maré de azar. Precisamos voltar a marcar pontos e com a pista nova tenho novamente a chance de dar aquele pulo do gato no início, como fazia na temporada em que fomos campeões”.

”No simulador, parecia uma pista boa, mas a condição real só teremos quando andarmos no shakedown. O time tem feito um bom trabalho para aprimorar o carro, especialmente em condição de quali, e vamos buscar um fim de semana positivo para voltar a marcar pontos”, declarou o primeiro campeão da categoria, Nelson Piquet Jr.

Após ter tido problemas nas primeiras voltas das duas primeiras etapas que disputou na Fórmula E (Cidade do México e Hong Kong), o brasiliense Felipe Nasr (GEOX Dragon) espera ter um pouco mais de sorte no ePrix chinês.

”Tem sido um começo complicado na categoria. Não tivemos os resultados que esperávamos por conta de algumas complicações e acidentes no caminho, mas fui muito bem recebido na Fórmula E”.

”O nível do campeonato é altíssimo, e acredito que com o tempo tudo irá se encaixar, e espero que tenhamos um bom fim de semana aqui em Sanya”, completou o piloto brasileiro que venceu no último fim de semana as 12 Horas de Sebring pela IMSA, competição na qual é o atual campeão.

Quanto a Felipe Massa (Venturi Formula E Team), o ex-F1 conseguiu pontuar nas duas últimas etapas, e com o seu companheiro de equipe [Edoardo Mortara] presente nos dois últimos pódios, fica a expectativa pela sua primeira vez entre os três primeiros colocados de um ePrix, e quem sabe, isso ocorra em Sanya.

O ePrix de Sanya será disputado neste sábado (23) às 4h (horário de Brasília) e terá a transmissão exclusiva no canal Fox Sports 2.

Confira abaixo, a grade completa da Fórmula E neste fim de semana no ePrix da China, no horário de Brasília).

1º Treino Livre: 22/03 às 20h25 (ao vivo no Facebook)
2ª Treino Livre: 22/03 às 22h30 (ao vivo no Facebook)
Treino Classificatório e Super Pole: 23/03 às 00h20
ePrix: 23/03 às 04h (transmissão no Fox Sports 2 terá inicio às 3h)

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem