No dia do vegetarianismo nada melhor do que atualizar os dados. Hoje, segundo a pesquisa mais recente do IBOPE feita em abril desse ano, 30 milhões de brasileiros se autodeclaram vegetarianos.
Saiba mais sobre a especialista em vegetarianismo da PULSE, Marina Fuchs.
O número cresce a cada dia e o mercado do vegetarismo se abre cada vez mais para as pessoas com essas restrições de alimentação. Com o aumento de vegetarianos, sobe também a procura por profissionais de nutrição especializados.
Marina Fuchs, nutricionista da Pulse Medicina Esportiva e pós-graduada em nutrição clínica, explica que primeiro devemos fazer a distinção entre vegetarianos ou veganos para depois entendermos a dieta recomendada para cada um.
“Se a pessoa for ovo-lacto vegetariano, ou seja consumir leite ou derivados, é mais difícil ela apresentar um déficit de proteínas, ou de vitamina B12, porque ela consome alguns derivados de leite que é fonte de origem animal e dificilmente ela tenha algum deficit nutricional. Caso ela faça esporte, atividade física associada aí ela precisa ter um acompanhamento nutricional para ver se ela precisa de alguma suplementação proteica”, comenta a nutricionista que tem atendimento focado em emagrecimento, esporte e vegetarianos/veganos.
Marque sua consulta com Marina Fuchs na PULSE
São 14% da população brasileira que se intitula vegetariana, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro esse número sobe para 16%. A pesquisa mostra ainda o crescimento rápido no interesse por produtos veganos (ou seja, livres de qualquer ingrediente de origem animal). Marina explica que com os veganos o cuidado deve ser maior.
“Temos que observar as proteínas que são fontes de origem vegetais, as vitaminas como a B12, que é presente em origem animal e o ferro, que é um mineral presente mais em origem animal, principalmente a carne vermelha. Nesses casos são indicados sim a suplementação. O ideal é acompanhar junto com exames laboratoriais como essa pessoa se encontra e fazer um acompanhamento de seis meses, pelo menos. No caso da B12 já chegou no Brasil marcas bacanas com leveduras que contêm a vitamina, o ferro conseguimos em feijões, lentilhas e verduras e no caso da proteína, é muito difícil ele atingir os níveis necessários, por isso são usados suplementos de origem vegetal. “, finaliza a nutricionista.
O número de adeptos reflete tendências mundiais, que buscam além de uma alimentação mais saudável, uma alimentação mais sustentável e ética.
Confira algumas receitas vegetarianas das nutricionistas da Pulse AQUI:
—–
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
🏃♂️Flavio Perez
📧 [email protected]t | [email protected]
📱+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net